Habitação será tema da Conferência do Plano Diretor

03/03/2023 08:44

Regularização fundiária, áreas de risco, habitação de interesse social e imóveis tombados serão alguns dos temas abordados na Conferência de Avaliação do atual Plano Diretor. O evento ocorre nos dias 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS, e discutirá o que está adequado na legislação de 1999, atualizada em 2010, e os avanços necessários para atender às necessidades da população da Capital.

“A compreensão do que os moradores da nossa cidade querem e do que não querem servirá para definirmos as propostas do novo Plano Diretor que estarão no projeto de lei a ser enviado para a Câmara no segundo semestre”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Os debates estão divididos em sete eixos temáticos. Três deles estão relacionados ao desenvolvimento social, meio ambiente e patrimônio cultural.

O eixo sobre desenvolvimento social discutirá questões de acesso a direitos fundamentais, como habitação, com palestras da secretária-adjunta de Habitação e Regularização Fundiária em Porto Alegre, Simone Somensi, e da arquiteta Karla Moroso, especializada em direito à cidade e à moradia.

O debate sobre ambiente natural abordará sustentabilidade, mudanças climáticas e poluição, incluindo questões relacionadas a áreas de risco. Serão palestrantes o ex-presidente da Agapan, biólogo e bacharel em arquitetura e urbanismo, Francisco Milanez, e a engenheira agrônoma Inez Pavlick, coordenadora do Grupo de Patrimônio Ambiental do segundo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre.

No eixo sobre patrimônio cultural, serão palestrantes o professor da PUCRS, Flávio Kiefer, e o especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos, André Huyer. Entre os temas estão valorização de bens imóveis, manifestações culturais e memória e identidade cultural.

Inscrições - As inscrições devem ser feitas pelo link. No ato da inscrição, é possível escolher qual eixo temático deseja participar. Os três dias de evento ocorrem das 9h às 18h, com intervalo ao meio-dia. No primeiro dia, acontecem as 14 palestras sobre os eixos temáticos para todos os presentes. No segundo dia, os participantes se dividem em salas menores para discutir exclusivamente cada um dos temas. Os resultados dessa discussão serão apresentados e votados por todo o grupo no terceiro dia.

Veja a programação aqui.

 

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes