Equipe de fauna silvestre atendeu mais de 630 ocorrências em 2021

11/01/2022 10:59
Sérgio Louruz/Arquivo/SMAMUS PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) divulga nesta semana balanço dos atendimentos da fauna silvestre de vida livre no ano de 2021. Foram atendidas 639 ocorrências, envolvendo principalmente morcegos e gambás. Em relação aos anos anteriores, houve um aumento nas ocorrências com urubus.

“Atendemos 24 chamados em 2021 relacionados à presença de urubus, cerca de 25% mais do que em 2020. A espécie está adaptada ao ambiente urbano, onde encontra abrigo e alimento, mas é importante salientar que se trata de um animal protegido pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), bem como seus ninhos e filhotes. Não maltrate ou tente remover”, orienta a bióloga Soraya Ribeiro, coordenadora da Equipe de Fauna Silvestre da Smamus. Ela explica que a espécie acasala na primavera e, nesta época,  pode haver ovos ou filhotes, sendo necessário que as aves adultas partam, o que ocorre após os filhotes aprenderem a voar. “Se necessário, solicite vistoria do setor de Fauna Silvestre da Smamus”, diz.

O trabalho da Equipe de Fauna Silvestre da Smamus é voltado à fauna silvestre de vida livre e tem como principais objetivos a promoção da conservação da fauna in situ, manejo, planejamento de políticas de conservação, elaboração de projetos de conservação, monitoramento ambiental, educação ambiental e licenciamento. O setor não atende denúncias envolvendo animais domésticos.

As demandas são recebidas pelo 156 (telefone, app e site) e também pelo telefone 3289-7517 (exceto finais de semana e feriados).

Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes