Equipe da prefeitura resgata fêmea de bugio-ruivo no bairro Azenha

18/01/2023 14:45
Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Animal apresenta ferimentos nos quatro membros

A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) fez o resgate de uma fêmea de bugio-ruivo, da espécie Alouatta guariba, na manhã desta quarta-feira, 18, no bairro Azenha. Avistado pela primeira vez na semana passada, no bairro Glória, o animal vinha sendo monitorado pelos técnicos.

Na tarde desta terça-feira, 17, houve tentativa de resgate na Azenha, mas não foi possível a captura, realizada com sucesso na manhã desta quarta. A fêmea foi encontrada na rua Nunes Machado e apresenta lesões nos quatro membros.

Levada ao Núcleo Preservas, iniciativa ligada ao Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, voltada a animais silvestres, ela será solta na natureza após a recuperação. A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental da Brigada Militar e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

“O bugio Alouatta guariba é uma espécie nativa, ameaçada de extinção, com ocorrência nas matas nativas na Zona Sul da cidade. Não é comum encontrar exemplares nesta região de Porto Alegre, o que leva à hipótese de fuga ou de que alguém tenha trazido o animal da mata para cidade. O menos provável seria dispersão da zona extremo sul”, explica a bióloga Soraya Ribeiro, chefe da Equipe de Fauna Silvestre.

Crime ambiental - Perseguir ou maltratar a fauna silvestre é crime ambiental, de acordo com a lei federal 9.605/98, de crimes contra o meio ambiente, com penas que variam de multa até detenção. Ao identificar um animal silvestre ferido ou em risco, a Smamus pode ser acionada pelo telefone (51) 3289-7517 e pelo canal 156 aos finais de semana. 

Equipe de Fauna Silvestre - Em 2022, a equipe recebeu 786 chamados de resgate, número 23% superior ao registrado em 2021. O trabalho da Equipe de Fauna Silvestre é voltado à fauna silvestre de vida livre e tem como principais objetivos a promoção da conservação da fauna in situ, manejo, planejamento de políticas de conservação, elaboração de projetos de conservação, monitoramento ambiental, educação ambiental e licenciamento. O setor não atende denúncias envolvendo animais domésticos.

Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes