Eleição para conselheiro de planejamento urbano mobiliza moradores do Centro

10/01/2024 05:52
Julio Ferreira / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Câmara Municipal registrou votos de 1.577 eleitores de diversos bairros da área central da cidade

As eleições para a escolha dos novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) começaram nesta terça-feira, 9. A primeira das oito regiões de planejamento de Porto Alegre recebeu 1.577 eleitores na Câmara Municipal. 

Moradores da Capital, com mais de 16 anos, que residem ou trabalham nos bairros Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana participaram do pleito.

O advogado especialista em regularização fundiária, Felisberto Seabra Luisi, foi reeleito com 941 votos, 59,67% do total.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, destacou a importância do processo eleitoral para a retomada das reuniões do conselho e para a finalização da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre.

“Estamos trabalhando com transparência para garantir um processo eleitoral seguro para termos o novo Conselho formado até março. Esse novo colegiado será muito importante para finalização dos trabalhos de revisão do Plano Diretor da nossa cidade”, afirma Bremm.

“Diferentemente das últimas eleições do CMDUA, em 2019, que foram utilizadas cédulas de papel, neste ano, contamos com um sistema eletrônico próprio de votação e auditoria externa”, complementa.

Eleitos - O conselheiro titular da Região de Planejamento 1 reeleito, Felisberto Seabra Luisi foi conselheiro do Orçamento Participativo de 1991 a 2023 e da Região de Planejamento 1 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) de 2018 a 2023 e vice-presidente do Conselho Municipal de Acesso à Terra e Habitação (COMATHAB) de 1998 a 2000. Os suplentes são Manuela Dalla Rosa e Paulo Gilberto de Moraes Guarnieri.

Também foram eleitos 84 delegados que compõem os Fóruns Regionais de Planejamento.

Demais regiões- As eleições do CMDUA são realizadas às terças e quintas-feiras, entre 9 e 30 de janeiro, e em 6 de fevereiro. São eleitos um conselheiro titular, dois suplentes e delegados em cada uma das regiões de planejamento. Também serão escolhidos nove representantes de entidades.

A próxima votação acontece na quinta-feira, 11, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice (Rua Dr. Caio Brandão de Mello, 1, Humaitá), das 18h às 20h.

Podem votar moradores ou trabalhadores da Região de Planejamento 2, que reúne os bairros Anchieta, Arquipélago, Boa Vista, Cristo Redentor, Farrapos, Higienópolis, Humaitá, Jardim Europa, Jardim Floresta, Jardim Itu, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Navegantes, Passo D’Areia, Santa Maria Goretti, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi e Vila Ipiranga.

Leia mais:
Plano Diretor: eleições do CMDUA têm sistema próprio de votação e auditoria externa
Eleições para o conselho de desenvolvimento urbano começam nesta terça-feira
Plano Diretor: eleições para regiões de planejamento do CMDUA começam terça-feira
Divulgada relação de candidatos das Regiões de Planejamento ao CMDUA

 

Carla Bisol

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes