Cemitérios municipais terão horário especial no Dia de Finados

02/11/2023 08:34
Sérgio Louruz/SMAMUS/PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Foram intensificadas as ações de manutenção, como pintura, capina e roçada

Nesta quinta-feira, 2, Dia de Finados, os três cemitérios municipais terão horário especial de funcionamento. Os cemitérios Tristeza (rua Liberal, 19) e  Belém Velho (rua Nossa Senhora do Rosário, 5.205) estarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Já o cemitério São João (rua Ari Marinho, 297) estará aberto das 8h às 18h, também sem fechar ao meio-dia. 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) programou missas no cemitério São João, nos horários das 10h e 16h. As missas ocorrerão na quadra 3 do cemitério, próximo à caixa d'água. 

Qualificação - Para receber os visitantes neste período, foram intensificadas as ações de manutenção, como pintura, capina e roçada.

Os cemitérios municipais Tristeza e Belém Velho receberam uma série de melhorias, como renovação em 145 metros lineares de muros, refletores para iluminação e a instalação de alarmes, em parceria com a Guarda Municipal, num investimento de mais de R$ 400 mil.

Estão em fase de projeto as intervenções na sede administrativa do Cemitério São João. O local receberá manutenção das fachadas, dos banheiros, das salas de almoxarifado, recepção e guichê.

A manutenção dos jazigos é de responsabilidade das famílias.

Segurança - A Secretaria Municipal de Segurança coordena, por meio da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) e Guarda Municipal, uma força-tarefa nos principais cemitérios de Porto Alegre em razão do Dia de Finados. As guarnições estarão posicionadas nos principais cemitérios para garantir a tranquilidade dos visitantes.

A mobilização tem como foco os cemitérios mais movimentados - como o da Santa Casa, São Miguel, São José, João XXIII, Martin Lutero, São João, Jardim da Paz, Vila Nova e Belém Novo. A fiscalização tem como foco o combate ao comércio irregular, especialmente de flores, enquanto a Guarda Municipal atua para minimizar a ação dos flanelinhas.

A força-tarefa conta, ainda, com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), por meio da Comissão Municipal de Serviços Funerários (CMSF).

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes