Avenida Nilo Peçanha terá terrário urbano com elementos sustentáveis

29/11/2023 15:39
SMAMUS/Divulgação/PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Espaço de 448 metros quadrados está localizado no bairro Boa Vista

O terceiro terrário urbano de Porto Alegre se destacará por ser o primeiro local da cidade a implementar um elemento icônico sustentável. Trata-se de uma árvore com painéis fotovoltaicos, que convertem a luz solar em energia elétrica e buscam ter a aparência de uma árvore, com  uma estrutura ramificada. A homologação da empresa vencedora do processo licitatório foi publicada na edição de terça-feira, 28, do Diário Oficial de Porto Alegre.

A Alegrow passa a ter direito à exploração comercial, mediante manutenção do espaço e implementação de práticas sustentáveis, desde o início do projeto até o uso diário pelos frequentadores. O espaço de 448 metros quadrados está localizado no bairro Boa Vista, na avenida Nilo Peçanha, entre os números 2.582 e 2.660. O valor de outorga foi de R$ 50.800.

“Estimamos que com o valor arrecadado na permissão de uso dessa área seja possível realizar a compra de dois biodigestores para as escolas municipais de Porto Alegre”, afirma a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Rovana Bortolini.

O terreno total tem 672,77 metros quadrados, sendo 448 para o terrário. O permissionário denominou a área de Esquina do Futuro e pretende integrar mais dez medidas sustentáveis, como plantio de flora nativa rio-grandense, reaproveitamento de água da chuva, tratamento de resíduos (com coleta de pilhas, eletrônicos e borras de café), telhado verde, piso drenante e pontos de recarga elétrica para veículos e bicicletas.

 "Estamos imensamente felizes pela oportunidade de recuperar mais um espaço público da nossa cidade. Este local será dedicado à construção do primeiro eletroposto do Brasil, contando com carregador de veículos elétricos e híbridos (carga rápida de 30 a 40 minutos), um ambiente acolhedor e espaço para ciclistas, que também terá carregador para bikes elétricas. Acreditamos que iniciativas como esta são fundamentais para o desenvolvimento sustentável de nossa comunidade e estamos ansiosos para contribuir para um futuro mais saudável para as próximas gerações", afirma Eduardo Costa, CEO da Esquina do Futuro e da Alegrow.

Terrários UrbanosO projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) transformará áreas públicas ociosas em espaços sustentáveis de lazer, convivência e contato com a natureza, com possibilidade de contrapartida para exploração comercial e de serviços. O valor pago pela outorga é transformado em benefício para a comunidade.

 

Aline Czarnobay e Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes