Audiência pública do corredor verde da Washington Luiz será dia 5 de março
Estão abertas as inscrições para a audiência pública de apresentação e discussão das propostas para o corredor verde que irá conectar a Praça dos Açorianos à Praça Júlio Mesquita, por meio das ruas Washington Luiz e General Salustiano. O edital foi publicado no Dopa desta quarta-feira,11.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) promove a audiência no dia 5 de março, às 14h, na modalidade virtual, pela plataforma Zoom. Interessados em participar devem preencher o formulário eletrônico de inscrição até as 12h do dia 4 de março, disponível aqui. Efetivada a inscrição, será encaminhado o link para participação, via e-mail cadastrado no ato da inscrição. Está assegurado o direito de manifestação aos interessados, conforme regras de participação especificadas no edital.
O conjunto de diretrizes abrange aspectos ambientais, urbanísticos e sociais para a transformação do eixo viário de 1,4 quilômetro foi aprovado em outubro. As orientações incluem a priorização de pedestres e mobilidade ativa, com alargamento de passeios, integração de ciclovias, moderação do tráfego, e inclusão de espaços de permanência e mobiliário urbano qualificado, além da integração com o patrimônio histórico, como a Usina do Gasômetro. O projeto busca criar um espaço público inclusivo, com ativação cultural em pontos estratégicos.
Na questão ambiental, as diretrizes priorizam o conceito de boulevard, com vias arborizadas e a criação de corredores de vegetação, promovendo conectividade ecológica e melhoria do microclima. O projeto deve considerar o inventário arbóreo da região e priorizar espécies nativas. Também há orientações para as dimensões dos canteiros, garantindo áreas permeáveis adequadas para o crescimento dos vegetais.
“Os corredores verdes são uma inovação que pretendemos expandir com o novo Plano Diretor. Eles conectam áreas verdes urbanas e melhoraram o microclima local, contribuindo para qualidade ambiental da cidade. Fazem parte de uma estratégia maior de adaptação às mudanças climáticas, além de qualificar a urbanidade”, destaca o titular da Smamus, Germano Bremm.
Projetos- As diretrizes estabelecidas pela Smamus têm como objetivo orientar a elaboração dos projetos complementares, que englobam a compatibilização de infraestruturas como redes de saneamento, abastecimento de água e fiação subterrânea.
A audiência pública precede a aprovação do projeto pelo município e possibilita um momento de discussão e contribuição da sociedade.
Gilmar Martins
