Artigo: As pessoas e o planejamento urbano

02/04/2024 09:15

A posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental, o conselho do plano diretor, neste 2 de abril, é representativa para o planejamento urbano de Porto Alegre. É a conclusão de um processo eleitoral que definiu parte dos ocupantes das 28 cadeiras com recorde de votantes, evidenciando o crescimento do interesse das pessoas na construção da cidade que queremos para o futuro.

As eleições para o CMDUA, conduzidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, tiveram a presença de 9.010 votantes, quase quatro vezes a mais do que as de 2018. O processo foi legitimado por uma auditoria externa que acompanhou todas as etapas para garantir a integridade e a transparência. Além disso, pela primeira vez, o sistema eleitoral contou com uma plataforma própria para o registro dos votos desenvolvida pela Procempa.

Ao representar as oito diferentes regiões de planejamento e as entidades não governamentais, o conselho tem o papel de contribuir com gestores públicos e técnicos que estão na linha de frente da administração da cidade. É um órgão de caráter consultivo, que ajuda a aprimorar o planejamento urbano, especialmente a revisão do plano diretor.

O documento final, que será enviado para apreciação dos vereadores, irá incorporar os anseios da população sob o crivo de técnicos qualificados. A visão que temos é torná-la atrativa, competitiva e sustentável, impulsionando diversidade, qualidade de vida e prosperidade, com foco nas pessoas. Isso passa por qualificar os espaços públicos e potencializar o uso do Guaíba, reduzir o tempo de deslocamento diário, diminuir o custo da moradia, adaptar a cidade aos efeitos das mudanças climáticas e fortalecer o planejamento urbano.

O sucesso das eleições e o crescente interesse da população no planejamento são indicativos positivos do compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável da Capital. Agora, cabe aos novos membros e aos gestores públicos trabalharem em conjunto para transformar esses ideais em realidade por um futuro mais próspero. Tenho convicção de que o plano diretor que será aprovado trará as diretrizes para a cidade que queremos ser.

Germano Bremm - Secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade

Artigo publicado na edição de 2 de abril do jornal Zero Hora

 

  

 

Cristiano Vieira