Artigo: As pessoas e o planejamento urbano

02/04/2024 09:15

A posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental, o conselho do plano diretor, neste 2 de abril, √© representativa para o planejamento urbano de Porto Alegre. √Č a conclus√£o de um processo eleitoral que definiu parte dos ocupantes das 28 cadeiras com recorde de votantes, evidenciando o crescimento do interesse das pessoas na constru√ß√£o da cidade que queremos para o futuro.

As elei√ß√Ķes para o CMDUA, conduzidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, tiveram a presen√ßa de 9.010 votantes, quase quatro vezes a mais do que as de 2018. O processo foi legitimado por uma auditoria externa que acompanhou todas as etapas para garantir a integridade e a transpar√™ncia. Al√©m disso, pela primeira vez, o sistema eleitoral contou com uma plataforma pr√≥pria para o registro dos votos desenvolvida pela Procempa.

Ao representar as oito diferentes regi√Ķes de planejamento e as entidades n√£o governamentais, o conselho tem o papel de contribuir com gestores p√ļblicos e t√©cnicos que est√£o na linha de frente da administra√ß√£o da cidade. √Č um √≥rg√£o de car√°ter consultivo, que ajuda a aprimorar o planejamento urbano, especialmente a revis√£o do plano diretor.

O documento final, que ser√° enviado para aprecia√ß√£o dos vereadores, ir√° incorporar os anseios da popula√ß√£o sob o crivo de t√©cnicos qualificados. A vis√£o que temos √© torn√°-la atrativa, competitiva e sustent√°vel, impulsionando diversidade, qualidade de vida e prosperidade, com foco nas pessoas. Isso passa por qualificar os espa√ßos p√ļblicos e potencializar o uso do Gua√≠ba, reduzir o tempo de deslocamento di√°rio, diminuir o custo da moradia, adaptar a cidade aos efeitos das mudan√ßas clim√°ticas e fortalecer o planejamento urbano.

O sucesso das elei√ß√Ķes e o crescente interesse da popula√ß√£o no planejamento s√£o indicativos positivos do compromisso coletivo com o desenvolvimento sustent√°vel da Capital. Agora, cabe aos novos membros e aos gestores p√ļblicos trabalharem em conjunto para transformar esses ideais em realidade por um futuro mais pr√≥spero. Tenho convic√ß√£o de que o plano diretor que ser√° aprovado trar√° as diretrizes para a cidade que queremos ser.

Germano Bremm - Secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade

Artigo publicado na edição de 2 de abril do jornal Zero Hora