Vila Nazaré tem 59 animais esterilizados no período de quarentena

20/05/2020 13:56
Vinícios Bica Wahlbring /Smams PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Desde dezembro do ano passado, a Usav realizou 184 procedimentos em cães e gatos na região

Desde o início da quarentena pelo novo coronavírus, em março, até esta quarta-feira, 20, já foram esterilizados 59 animais de moradores da Vila Nazaré que serão reassentados no Loteamento Irmãos Maristas. No total, desde dezembro do ano passado, a Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) realizou 184 procedimentos em cães e gatos na região. 

O diretor de Direitos Animais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Bruno Wagner, explica que as ações ocorrem em dias alternados da semana, com um número menor de animais. “Assim, evitamos aglomeração de pessoas e os riscos de contaminação pelo coronavírus (Covid-19)”, explica.

Agenda - Os procedimentos terão continuidade, na próxima semana, em parceria com a Superintendência de Ação Social e Cooperativismo do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Os animais são devolvidos aos tutores e, aqueles em  situação de rua, encaminhados para adoção por protetores voluntários que atuam na região. 

Projetos de resgate - O Decreto 20.561, de 29 de abril, permite à prefeitura exigir de empreendedores a  implementação de projeto de resgate, controle populacional, ressocialização e adoção de animais domésticos na etapa de licenciamento ambiental. A iniciativa, pioneira no país, determina que todos os animais abrangidos pelo projeto sejam identificados por meio da implantação de microchip subcutâneo, recebam albergagem temporária e castração, com cuidados pós-cirúrgicos, alimentação, tratamento e ambientação até a efetiva adoção.

Leia mais: 

Prefeitura passa a exigir projeto de proteção animal a empreendedores 

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes