Técnicos da Smams conhecem detalhes do Plano Diretor de São Paulo

14/10/2019 17:20
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
meio ambiente e sustentabilidade
Plano em vigor há cinco anos na capital paulista foi exposto na Secretaria Municipal do Meio Ambiente

O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo, Fernando Tulio Salva Rocha Franco, apresentou, na manhã desta segunda-feira, 14, a técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) o Plano Diretor Estratégico de São Paulo, em vigor há cinco anos. Os técnicos que trabalham na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre ouviram sobre conceitos, estratégias, aplicação efetiva dos instrumentos do Estatuto das Cidades, zoneamento e propostas realizadas a partir de trabalho técnico e participativo. 

“Um dos aspectos primordiais é conseguir estabelecer uma metodologia efetiva, em que os vários atores sociais possam colaborar. E, para além de colaborar, possam discutir entre eles as diferentes posições e avançar para um pacto de cidade alinhada aos interesses públicos. A grande preocupação com os planos diretores em geral é evitar que se tornem uma grande carta de intenções e não tenham efetividade”, afirma Franco. Ele é arquiteto e urbanista, formado pela Faculdade de Arquitetura e Ubanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), e mestre em Gestão e Políticas Públicas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É também coordenador da Comissão Nacional de Política Urbana e Habitação Social do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

Para saber mais sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, que nesta quinta-feira dá início à primeira rodada de oficinas, clique aqui

 

  

 

Aline Czarnobay e Cibele Carneiro

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes