Seminário debate planejamento urbano de baixo carbono
A Prefeitura de Porto Alegre e o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade realizam nesta quinta-feira, 30, o Seminário Planejamento Urbano Resiliente e de Baixo Carbono. O evento, que ocorrerá no auditório do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), na rua Uruguai, 155, Centro Histórico, a partir das 9h, propõe o debate sobre a mudança do clima e seus impactos na economia e infraestrutura da cidade. Interessados devem confirmar participação pelo e-mail: jaraujo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo whatsapp 51 98950 3730 (com José Elenildo).
A iniciativa integra o projeto internacional Urban Leds II: Acelerando a Ação Climática por meio de Estratégias de Desenvolvimento de Baixo Carbono, que visa a apoiar cerca de 60 cidades do mundo na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. A capital gaúcha foi escolhida como uma das oito cidades brasileiras contempladas para esta segunda fase, em maio deste ano, durante a 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos.
Histórico - Durante a primeira fase do Urban Leds, entre 2012 e 2016, a Prefeitura de Porto Alegre recebeu o apoio técnico do Iclei América do Sul para a elaboração do 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, do projeto da primeira PolÃtica de Mudanças Climáticas e Eficiência Energética e na relatoria de ações climáticas em plataformas de reporte. “Porto Alegre é parceira do Iclei há muitos anos. Agora, na fase II, o foco está nos resÃduos e na possibilidade de que sejamos a primeira cidade no Brasil a aplicar a polÃtica de logÃsticaâ€, afirmou o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), MaurÃcio Fernandes.
Segunda fase - Nesta nova etapa, o foco será a geração de modelos de projetos financiáveis que possam ganhar escala e ser replicados a outros contextos, a partir de estratégias em setores como mobilidade, resÃduos e energia. “Para que as cidades possam avançar na agenda climática, o Iclei vai oferecer apoio técnico para revisitar as polÃticas introduzidas na primeira fase do projeto e ajudá-las na aceleração da implementação de uma polÃtica pública que gere impacto positivo no territórioâ€, manifestou o secretário-executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo.Â
Além disso, com apoio da iniciativa, Porto Alegre viabilizou a instalação de uma usina fotovoltaica de dez painéis solares, cada um com capacidade de geração de 2,5 kWp, que corresponde a uma geração de energia mensal energia limpa e renovável de 300 kW/h (quilowatt-hora) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Giúdice, no bairro Humaitá. Essa energia representa, em média, 6% do total consumido em um mês pela escola.
O projeto - O projeto Urban-Leds II: Acelerando a ação climática por meio da promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono é implementado pelo Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade e ONU-Habitat e financiado pela Comissão Europeia. Na sua segunda etapa, o projeto abrange quatro novos paÃses - Colômbia, Ruanda, Laos e Bangladesh-, além dos quatro paÃses participantes da primeira etapa - Brasil, Ãndia, Indonésia e Ãfrica do Sul.
Com um investimento de 8 milhões de euros, apoiará aproximadamente 60 cidades ao redor do mundo, na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. No Brasil, oito cidades participam do projeto desde a primeira fase, concluÃda entre os anos de 2012 e 2016: Betim/MG, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Sorocaba/SP. Saiba mais, acessando o site do projeto: urbanleds.iclei.org/
Iclei – O Iclei é a principal rede global de mais de 1,5 mil cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável. Por meio de esforços coletivos, impacta mais de 25% da população urbana global. Os governos locais e regionais da Rede Iclei trabalham em conjunto com uma equipe diversa de especialistas globais em 22 escritórios ativos em 124 paÃses. Juntos, abordam os impactos locais de mudanças globais sem precedentes, da mudança climática à urbanização, com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano com menor impacto possÃvel nos sistemas globais e construir comunidades centradas nas pessoas e equitativas.
Latinos - O secretariado para América do Sul conecta seus mais de 60 governos associados em oito paÃses a este movimento global. Ao longo destes anos, destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, ResÃduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros. Conheça mais: www.iclei.org/samsÂ
 Â
Â
Denise Righi