Prefeitura promove Oficinas Temáticas de revisão do Plano Diretor

18/10/2019 13:00
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Bremm dialogou com a comunidade as principais potencialidades da região

A primeira Oficina Temática Territorial de revisão do Plano Diretor promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), em parceria com os representantes das oito Regiões de Planejamento (RPs) do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) ocorreu na noite dessa quinta-feira, 17, na Região de Gestão do Planejamento 7. Abrangendo os bairros Lomba do Pinheiro, Partenon, Santo Antônio, Partenon, Aparício Borges, Vila João Pessoa, São José, Lomba do Pinheiro, Agronomia, Morro Santana e Pitinga, a região corresponde a cerca de 13% do território de Porto Alegre. A ação tem como foco principal alinhar estratégias para identificar os conflitos e potencialidades de cada região, bem como traçar coletivamente os desafios e oportunidades de cada bairro na revisão do Plano Diretor. 

Ao longo do encontro, promovido na Paróquia Santa Clara, na Lomba do Pinheiro, lideranças comunitárias e representantes de associações de bairros foram divididos em cinco grupos, que identificaram em mapas carências, vocações e potencialidades.

Para o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, que fez a abertura dos trabalhos da noite, à formulação das propostas servirão de base para a revisão do Plano Diretor. “O estudo será extenso e grandioso. Envolve oficinas territoriais e temáticas, estudos técnicos, audiência pública, debates e interações com as comunidades. O objetivo é fazer um trabalho bastante democrático, participativo e colaborativo, para logo, conseguirmos colher nas comunidades as principais demandas, prioridades e pontos centrais de cada região para efetivar as entregas que a cidade tanto precisa”, comenta Germano.

A chefe da Unidade de Estudos Urbanos da Smams, Vaneska Paiva Henrique, esclarece que ouvir os anseios da população é fundamental. “O Plano Diretor é a principal lei que estabelece como se concretizará o planejamento e a gestão da cidade e seus espaços públicos. Visa organizar como será efetivado seu o crescimento para, então, definirmos qual a Porto Alegre que queremos”, reflete.

Ainda conforme Vaneska, o Plano Diretor tem como premissa legal organizar as áreas de Porto Alegre e destacar como elas podem ser utilizadas, destinando locais adequados para a manutenção das indústrias, comércio, praças, residências, escolas e postos de saúde. “A prioridade do Executivo é promover a preservação ambiental, interação social e estímulo à economia para garantir o desenvolvimento sustentável, a melhoria da mobilidade urbana, com transporte adequado e eficiente, além da proteção do patrimônio histórico e cultural”, conclui Vaneska.
 
Conforme a conselheira Maristela Maffei, a oportunidade é única para a comunidade discutir e buscar soluções. Também participou da oficina a vereadora Lourdes Sprenger.

Para saber mais sobre a revisão do Plano Diretor, clique aqui.

Confira a programação das próximas oficinas:

- 19/10: RP 2 – Continente, das 8h30 às 11h30, no CTG Vaqueanos da Tradição (rua Dr. Caio Brandão de Melo, 250 – Humaitá).

- 23/10: RP 6, das 18h30 às 21h30, na Cecopam (rua Arroio Grande, 50 – Cavalhada)

- 24/10: RP 5, das 18h30 às 21h30, no Auditório do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul - Postão da Cruzeiro (avenida Moab Caldas, 400 - Santa Tereza – em frente à Escola Alberto Bins)

- 26/10: RP 8, das 8h30 às 12h, na Associação Comunitária Núcleo Esperança (estrada João Antônio da Silveira, 2500 – Restinga)

- 26/10: RP 4, das 14h às 17h30, na CEJAK (avenida Joaquim Pôrto Vilanova, 143 - Bom Jesus)

- 31/10: RP 1, das 19h às 22h, no Plenário Otávio Rocha e no Salão Adel Carvalho, da Câmara Municipal (avenida Loureiro da Silva, 255)

- 31/10: RP 3, das 19h às 22h30, na Paróquia Santa Rosa de Lima (avenida Bernardino de Oliveira Paim, 82 – Bairro Santa Rosa)

- 9/11: RP 2 - Ilhas, das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial da Associação Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada)

Clique aqui para conferir em qual RP está o teu bairro.

 

Mariana Kruse

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes