Prefeitura promove live sobre Logística Reversa com especialistas nacionais e internacionais

29/07/2020 08:09
Anselmo Cunha/PMPA
EXECUTIVO
Live será nesta quarta-feira, às 15h30. Transmissão ocorrerá pela página da prefeitura no Facebook

No ano em que a Política Nacional de Resíduos Sólidos completa dez anos, Porto Alegre inova e lança projetos com alto potencial de transformação ambiental, social e econômica. O prefeito Nelson Marchezan Júnior encaminhou à Câmara Municipal quatro projetos de lei que instituem a Política Municipal de Logística Reversa (LR) de embalagens; de lâmpadas, pilhas, baterias e eletrônicos; de pneus; e o descarte e destinação de medicamentos em desuso. Para detalhar as iniciativas, a prefeitura promoverá, às 15h30, desta quarta-feira, 29, a live Logística Reversa: inovação e transformação sustentável, com a participação de especialistas nacionais e internacionais no assunto. A transmissão ocorrerá pela Página da Prefeitura no Facebook. Jornalistas interessados devem confirmar participação com a Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre. 

Participam do encontro virtual o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o diretor de Sustentabilidade da Nova School of Business and Economics de Lisboa e ex-diretor geral da Sociedade Ponto Verde (SPV), Luís Veiga Martins; o secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo; o presidente Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Lucien Belmonte, e a promotora do Meio Ambiente e mestre em Direito, Annelise Steigleder. Também estarão presentes o secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm, a secretária adjunta da Smams, Viviane Diogo, e o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), René José Machado de Souza. 

Saiba mais sobre os especialistas

Luís Veiga Martins: é diretor de Sustentabilidade da Nova School of Business and Economics de Lisboa, diretor-geral da Associação da Indústria Papeleira (CELPA) e consultor de Sustentabilidade e Economia Circular com projetos na Europa e Brasil. Por 12 anos foi diretor-geral da Sociedade Ponto Verde durante 12 anos, e por 4 anos presidiu a PRO Europe, a Associação Europeia das Entidades Gestoras das Embalagens. De 1989 a 2005, foi diretor comercial da The Navigator Company. Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, tem MBA em Gestão com especialização em Marketing, pela mesma universidade.

Rodrigo Perpétuo: secretário-executivo do ICLEI América do Sul. É doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental na USP (PROCAM / IEEUSP), economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Relações Internacionais pela PUC de Minas Gerais (PUCMG). Possui especialização em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e em Cooperação Descentralizada pela Universidade Aberta da Catalunha. Foi chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, secretário Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte e professor universitário.

Lucien Belmonte: presidente Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (ABIVIDRO) e diretor dos departamentos de Infra Estrutura/Energia e Desenvolvimento Sustentável da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Administrador de Empresas. Conselheiro de diversas instituições como Internacional Commission on Glass, Fórum Das Entidades de Gás Natural, e Fundação ABH. 

Annelise Steigleder: promotora do Meio Ambiente, mestre em Direito, doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pelo Propur/Ufrgs e professora de Direito Ambiental da Ajuris.

Cibele Carneiro

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes