Prefeitura formaliza adoção do Largo dos Açorianos

18/12/2019 19:10

 

Cristine Rochol / PMPA
SMAMS
OAB e Caixa de Assistência dos Advogados cuidarão do espaço público pelos próximos 12 meses

Mais um dos cartões postais de Porto Alegre teve sua adoção formalizada pela prefeitura. Pelos próximos 12 meses, a contar desta quarta-feira, 18, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e a Caixa de Assistência dos Advogados cuidarão do Largo dos Açorianos e poderão renovar o termo por igual período. Recentemente, a Uber renovou a adoção da Orla Moacyr Scliar. Outros dois parques e mais 77 praças estão adotados e geram economia de cerca de R$ 2,2 milhões por ano aos cofres públicos.

Desde a entrega da revitalização da área, em 22 de agosto, o Largo dos Açorianos foi acolhido pela população, afirma o presidente da OAB, Ricardo Ferreira Breier. “A OAB está realizando um sonho de poder manter o largo, que está sendo ocupado pela cidadania. Para nós é uma grande honra poder contribuir”.

O secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, enfatizou que o senso de cidadania está cada vez mais aflorado na cidade. “O instituto da adoção vem neste sentido da colaboração, e vai além da questão financeira, ampliando o senso de coletividade da cidade.”

O Largo dos Açorianos é o berço de Porto Alegre, onde a nossa cidade começou, lembra o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. “Portanto, a OAB assume um compromisso não com uma praça, mas com o símbolo e com a história da nossa cidade. Queremos que a sociedade usufrua dos espaços públicos e ajude a cuidar de Porto Alegre.”

Um edital para adoção do espaço ficou aberto até 30 de outubro, quando a OAB formalizou a intenção de cuidar da área.

Os principais serviços a serem realizados pelo adotante são corte de grama, manutenção dos canteiros, limpeza dos espelhos d’água, varrição e recolhimento de lixo, manutenção preventiva das bombas hidráulicas e instalação de sinalização de educação ambiental e informativa com placas. Em contrapartida ao investimento, a OAB poderá instalar elementos identificadores da parceria e utilizar o local para realização de eventos e atividades institucionais. A área do Monumento aos Açorianos e a limpeza de eventuais pichações não integram o escopo da adoção.

Revitalização - A obra para devolver o Largo dos Açorianos à população começou em 2016. Foi executada com recursos do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente e contou com investimento de R$ 5,4 milhões. A área, de 18 mil metros quadrados, abriga dois monumentos históricos – a ponte de pedra (que foi resgatada enquanto patrimônio histórico, com a exposição dos pilares de pedra) e o Monumento aos Açorianos – e recebeu iluminação cênica, com quatro postes, 16 lâmpadas e 28 spots de luz. Dois espelhos d’água, interligados por uma queda d’água, completam a arquitetura do local, que também recebeu fontes de jatos de água, arquibancadas e bancos em concreto, esplanadas, paraciclos, passeio público de concreto, lixeiras e piso podotátil.

 

Cibele Carneiro e Rafaela Redin

Gilmar Martins