Porto Alegre apresenta planejamento climático em evento em Belo Horizonte

11/02/2020 15:09
Smams/PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, falou no Workshop LEDS Lab

O secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, participou, nesta terça-feira, 11, do painel de abertura do Workshop LEDS Lab, em Belo Horizonte. Promovido pelo Iclei América do Sul - Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, o encontro tem como objetivo aprimorar a capacidade de estados e municípios em desenvolver projetos financiáveis para a implementação da agenda de ação climática. 

Bremm destaca que Porto Alegre participou, entre 2014 e 2016, do projeto Urban LEDS I, do Iclei, quando elaborou o primeiro Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), tendo como ano base 2013. Atualmente, participa do Urban-LEDS II - Acelerando a Ação Climática por meio da Promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixas Emissões, iniciativa financiada pela Comissão Europeia e implementada pelo Iclei em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

“Além de atualizar o Inventário de GEE, temos como objetivo integrar as ações climáticas à revisão do Plano Diretor. Por meio de cooperação técnica inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), queremos alinhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que incluem a ação climática ao nosso planejamento urbano, com metas de redução de emissões, definição de um plano de ações de mitigação, adaptação e monitoramento”, diz Bremm.

O Urban-LEDS II atua em oito países. Além do Brasil, mais de 60 cidades da Colômbia,  África do Sul, Ruanda, Bangladesh, Indonésia, Lao e Índia participam da mobilização pelo clima.

  

 

Cibele Carneiro

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes