Plano Diretor: Smams participa de eventos nesta semana

23/08/2019 11:23
Luciano Lanes/Arquivo PMPA
COMUNICAÇÃO
Consulta pública para identificar temas relevantes está disponível à população

Com a assinatura do Memorando de Entendimento entre Prefeitura de Porto Alegre e ONU-Habitat - programa das Nações Unidas para as atividades relacionadas a assentamentos humanos, com apoio do Pacto Alegre, a Prefeitura de Porto Alegre iniciou o processo colaborativo de Revisão do Plano Diretor do Município. Durante esta semana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) participou de dois eventos para tratar sobre a revisão do plano diretor da cidade.

O primeiro evento ocorreu nessa quarta-feira, 21, durante a tradicional reunião-almoço na Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), presidida pelo engenheiro Luís Roberto Andrade Ponte. Na ocasião, a diretora de planejamento da Smams, Patrícia Tschoepke, apresentou a proposta de trabalho que terá 12 temas como prioridades, a partir de uma visão integrada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O secretário da Smams, Germano Bremm, ressaltou que a ideia é apresentar as perspectivas e expectativas sobre a revisão do Plano Diretor. “Queremos ter um olhar mais atencioso para o espaço público”, explica Bremm.

Ainda na quarta-feira, 21, o secretário Germano Bremm, participou do evento Metacidades Green, organizado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea/RS), no no Teatro da Unisinos - Campus Porto Alegre, que teve como foco o desenvolvimento de cidades e construções sustentáveis. Breem fez parte da Mesa Redonda, promovida pelo evento, e trouxe a pauta do Plano Diretor para o debate. O público presente também levantou questionamentos, inclusive sobre a participação colaborativa do plano. 

Participação - Além das oficinas, audiências públicas e conferências, ferramentas on-line serão disponibilizadas para ampliar a participação e manter canais de comunicação permanentemente abertos durante o processo de revisão. A primeira consulta pública para identificar os temas mais relevantes para a população já está disponível e pode ser acessada até o dia 9 de setembro. A Smams também conta com um e-mail para contato e colaborações: planodiretor@portoalegre.rs.gov.br.

 

Guilherme Sampaio

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes