Plano Diretor: Planejamento urbano é tema de palestra na Smams

24/10/2019 15:00
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Secretário Germano Bremm recebeu o arquiteto Anthony Ling, fundador do site Caos Planejado

Dando continuidade à agenda de encontros para capacitar os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) que trabalham na revisão do Plano Diretor, o secretário Germano Bremm recebeu na manhã desta quinta-feira, 24, o arquiteto Anthony Ling, fundador do site Caos Planejado, espaço que congrega ideias sobre urbanismo para metrópoles brasileiras. “O objetivo destes encontros é que sigamos num processo de aprofundamento do conhecimento, multiplicando visões para construirmos um Plano Diretor extremamente plural e qualificadoâ€, destaca Bremm.

Cerca de 40 técnicos assistiram a explanação do urbanista, que propõe uma mudança de paradigma para a revisão do Plano Diretor da cidade. “A  prefeitura deveria regular o uso do espaço público pensando nas ruas, nas calçadas, na arborização. Pouco se discute o planejamento urbano do ponto de vista do que é público. O foco tem sido  o privado. O que poderá ser construído aqui, de que tamanho." Ling reforçou que a gestão das cidades tem sido baseada mais em intenções de uma visão de como a cidade deveria ser e menos na análise do que já existe. “É fundamental esta mudança de olharâ€, reflete o arquiteto.

Já estiveram na Smams o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo, Fernando Tulio Salva Rocha Franco, que  apresentou o Plano Diretor Estratégico de São Paulo,  e o chefe de Capacitação e Formação Profissional da ONU-Habitat, Claudio Acioly Jr.
 

Para saber mais sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, clique aqui. 

 

 

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl