Plano Diretor: Oficina da Cruzeiro destaca a participação social

25/10/2019 16:34
A Oficina Territorial Temática da Região de Planejamento 5 da Capital, envolvendo as comunidades da Glória, Cruzeiro, Cristal, Santa Tereza, Medianeira, Cascata e Belém Velho, ocorreu na noite dessa quinta-feira, 24, no auditório do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul. Dirigida a moradores e líderes comunitários que residem nestas localidades, a dinâmica de grupo com o uso de mapas geográficos serviu para apontar os desafios, qualidades e carência de cada trecho que contribuirão na revisão do Plano Diretor.  A arquiteta e Urbanista da Smams, Catiane Burghausen Cardoso, coordenou os trabalhos da dinâmica.
 
Para o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, o diferencial das oficinas é justamente esta integração entre a prefeitura e as comunidades com um objetivo comum. “Para conseguirmos identificar os anseios e potencialidades de cada região é fundamental termos a participação social neste processo de estudos e engajamento coletivo”, reflete.
 
O líder comunitário da região Cristal, Lindomar Oliveira, destacou que as oficinas são muito válidas para a promoção do debate entre o poder público e a comunidade. “Eventos como este são muito importantes para que a prefeitura nos alimente de conhecimento e projetos para sermos agentes multiplicadores nas nossas comunidades. Assim, conseguimos entender e explicar nas nossas comunidades o papel do Plano Diretor para uma cidade e como ele funciona”, comenta.
 
De acordo com o conselheiro da RP 5, Paulo Jorge Amaral Cardoso, mobilidade urbana, regularização fundiária, saneamento, preservação Áreas de Preservação Permanente e iluminação estão entre as prioridades da comunidade.

Dentre as autoridades presentes no encontro, estavam a vereadora Lourdes Sprenger e o vereador Cássio Trogildo.
 
Confira a programação das próximas Oficinas:
- 26/10: RP 8, das 8h30 às 12h, na Associação Comunitária Núcleo Esperança (estrada João Antônio da Silveira, 2500 – Restinga)
- 26/10: RP 4, das 14h às 17h30, na CEJAK (avenida Joaquim Pôrto Vilanova, 143 - Bom Jesus)
- 31/10: RP 1, das 19h às 22h, no Plenário Otávio Rocha e no Salão Adel Carvalho, da Câmara Municipal (avenida Loureiro da Silva, 255)
- 31/10: RP 3, das 19h às 22h30, na Paróquia Santa Rosa de Lima (avenida Bernardino de Oliveira Paim, 82 – Bairro Santa Rosa)
- 9/11: RP 2 - Ilhas, das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial da Associação Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada)

Para mais informações sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, acesse o site aqui

Clique aqui para conferir em qual RP está o seu bairro.

Cesar Lopes / PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Secretário Germano Bremm elencou as potencialidades de cada região

  

 

Mariana Kruse

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes