Plano Diretor: moradores da região central participam de oficina

01/11/2019 13:16
Cesar Lopes / PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Ideia é saber como os moradores de cada região identificam os temas propostos
Moradores da Região de Planejamento - RP 1 (Centro Histórico) participaram na noite dessa quinta-feira, 31, da Oficina Temática - Territorial de revisão do Plano Diretor, que ocorreu na Câmara Municipal. Ao abrir os trabalhos, o secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm, destaca o aspecto democrático da iniciativa. 
Conforme Bremm, após o término desta primeira rodada de encontros, serão realizadas as oficinas devolutivas. “Voltaremos em cada uma das RPs com os resultados desta primeira rodada e ainda realizaremos Oficinas Técnicas e Internas, Audiências e Consultas Públicas, e Conferências, visando à ampla e plural colaboração da população com este processo.â€
 
A coordenadora de Planejamento Urbano, arquiteta Ada Schwartz, que conduziu os trabalhos, complementou explicando que o encontro integra a fase de diagnóstico da revisão. “Queremos saber como os moradores de cada região identificam os temas propostos. Esta riqueza da visão local irá incrementar o banco de dados da prefeitura. Nós faremos visitas em pontos indicados pelas comunidades a fim de compreender tecnicamente o que foi dito para que, na
Cesar Lopes / PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Evento ocorreu na noite dessa quinta, na Câmara Municipal
próxima rodada, haja um retorno do entendimento do poder público sobre os apontamentos da população.â€
 
Após o trabalho com mapas, o conselheiro da RP 1, Felisberto Seabra, destaca que a região é privilegiada e diversificada, com pontos de interesse ambiental, cultural e histórico relevantes. No encontro para moradores dos bairros Floresta, Centro Histórico, Auxiliadora, Moinhos de Vento, Independência, Bom Fim, Rio Branco, Mont’ Serrat, Bela Vista, Farroupilha, Santana, Petrópolis, Santa Cecília, Jardim Botânico, Praia de Belas, Cidade Baixa, Menino Deus e Azenha foram apontados entre os temas prioritários: drenagem, mobilidade (acessibilidade, ciclovias e fluxo), questões habitacionais e sociais (áreas ociosas, prédios abandonados, moradias no Centro Histórico, moradias populares e moradores em situação de rua), segurança e gestão de resíduos.
 
Estiveram presentes na Oficina os vereadores Adeli Sell, Lourdes Sprenger, Valter Nagelstein e Wambert Di Lorenzo, e o deputado estadual Sebastião Melo.
 
A próxima oficina da primeira rodada ocorrerá no dia 9, na RP 2 (Ilhas), das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial da Associação Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada). Saiba mais sobre a revisão do Plano Diretor aqui.

  

 

Cibele Carneiro

Andrea Brasil