Plano Diretor: conselheiros apontam prioridades dos bairros

24/09/2019 17:30
Cibele Carneiro/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Primeira Oficina Temática-Territorial foi realizada nesta terça-feira

Os conselheiros municipais de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) que representam as Regiões de Planejamento (RPs) 1, 2, 3, 4, 5 e 6 participaram, na tarde desta terça-feira, 24, da primeira Oficina Temática-Territorial do Plano Diretor. O encontro, que ocorreu na sala do Conselho (avenida Borges de Medeiros, 2.244, 6º andar), teve como resultado a identificação de pontos prioritários das RPs e de seus bairros, vinculados a cinco das sete estratégias do Plano Diretor. São elas: Estratégia de Estruturação Urbana, de Mobilidade Urbana, de Qualificação Ambiental, de Promoção Econômica e Estratégia de Produção da Cidade. 

Divididos por região de planejamento, cada grupo recebeu mapas com seus bairros específicos. Usando canetas coloridas e adesivos, discutiram e identificaram os locais que consideram como centros dos bairros; pontos de atração e pontos de referência; carências de equipamentos; espaços abertos; rotas preferidas para pedestres e ciclistas; carências de paradas e transporte público; pontos de engarrafamento, acidentes e inseguros; locais de interesse cultural e ambiental; locais de emprego e vocação econômica da região; projetos que impactaram a região de forma positiva ou negativa; regularização fundiária e demandas habitacionais. Os participantes também escolheram três palavras para definir a região que representam.  

O secretário Germano Bremm agradeceu a participação de todos. “Temos que maximizar o espírito de coletividade para levar às comunidades estas experiências. Queremos contar com o apoio e a colaboração de todos para construir um Plano Diretor que atenda aos principais anseios da população.â€Â 

A coordenadora da oficina e arquiteta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Vaneska Paiva Henrique, destacou que a oficina teve caráter piloto e que, a partir da dinâmica, cada região poderá aperfeiçoar e adaptar a metodologia para sua realidade. Explicou aos conselheiros e seus convidados que as sete estratégias do Plano Diretor (incluindo a Estratégia de Uso do Solo Privado e a Estratégia do Sistema de Planejamento) e os 12 temas prioritários elencados pelo CMDUA estão vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

A diretora de Planejamento Urbano e Sustentável da Smams e coordenadora do processo de revisão do Plano Diretor, Patrícia da Silva Tschoepke, destacou que em outubro e novembro serão realizadas pelo menos duas Oficinas Territoriais em cada uma das oito RPs. “Com a experiência da oficina piloto e o apoio dos conselheiros e as lideranças presentes, vamos promover as oficinas em cada uma das regiões de planejamento e buscar e a maior representatividade possível.â€

As datas das oficinas de outubro e novembro estão sendo definidas em parceria com os conselheiros e serão divulgadas em breve. Para mais informações sobre o Plano Diretor, clique aqui. 

 

 

Cibele Carneiro

Taís Dimer Dihl