Meio Ambiente debate A cidade acessível nesta sexta-feira

31/01/2020 08:42
Henrique Ferreira Bregão / CMPA
Reunião sobre o Plano Diretor na Câmara de Vereadores
Arquiteta Ada Schwartz abordará o tema sob a ótica do Plano Diretor

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) apresenta a palestra A cidade acessível nesta sexta-feira, 31, na Factum (Largo João Amorim de Albuquerque, 60, Centro Histórico), sala 201, a partir das 10h30.

A coordenadora de Planejamento Urbano da Smams, arquiteta Ada Schwartz, tratará sobre questões relativas à mudança de perfil sociodemográfico da cidade frente ao envelhecimento da população. “As diferentes soluções hoje empregadas podem propiciar inclusão, integração, segregação ou exclusão do público mais vulnerável fisicamente aos diversos espaços e equipamentos da cidade. Através de critérios urbanísticos e de acessibilidade universal, podemos facilitar e potencializar o acesso”, explica.

Ada irá abordar o tema sob a ótica do Plano Diretor, cuja revisão está em andamento. “Com a revisão do Plano, temos a oportunidade de pensar a cidade através dos olhares deste público e criar mecanismos que possam propiciar maior acesso das pessoas à nossa própria cidade”, acrescenta.

A programação é promovida pela organização do  Fórum Social Mundial – Porto Alegre  e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas neste link

Plano Diretor - O Plano Diretor é uma lei municipal que, de acordo com as diretrizes do Estatuto das Cidades (Lei Federal 10.257/2001), deve ser revisado a cada dez anos. O atual foi instituído pela Lei Complementar 434/99 e, posteriormente, alterado pela Lei Complementar 646/2010. Define questões como o tempo que gastamos para nos deslocar na cidade, a segurança, a qualidade de vida e a capacidade de prevenção a eventos climáticos extremos.

Possui sete estratégias que perpassam todas as questões que envolvem a cidade: Estruturação Urbana, Mobilidade Urbana, Qualificação Ambiental, Promoção Econômica, Produção da Cidade, Uso do Solo Privado e Sistema de Planejamento.

Leia mais sobre a revisão do Plano Diretor aqui.

 

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes