Feira do Livro: Smams divulga catálogo on-line das bibliotecas municipais

14/11/2019 08:33
Sergio Louruz / Divulgação PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Local conta com um acervo de aproximadamente quatro mil obras

A Equipe de Bibliotecas da Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) foi convidada a integrar a programação da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, nesta quinta-feira, 14, a partir das 14h, na Praça da Alfândega, no estande da Prefeitura. O objetivo é divulgar os serviços oferecidos pelas Bibliotecas Jornalista Roberto Eduardo Xavier e Ecológica Infantil Maria Dinorah, localizadas na sede da secretaria (rua Luiz Voelcker, nº 55) e no Parque Moinhos de Vento (Parcão), respectivamente. O destaque é o sistema Pergamum, utilizado pela rede do Município desde 2007 e que, há quatro anos, permite acesso ao catálogo on-line. O acervo tem aproximadamente 90 mil exemplares.

De acordo com a bibliotecária da Smams, Júlia Agustoni Silva, o sistema Pergamum é um software criado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) contratado pela Procempa. “Desde 2007, o governo municipal detém essa licença. A prefeitura contém 21 unidades de informação, englobando as bibliotecas, museu e pinacotecas que alimentam, diariamente, esse catálogo com seu acervo disponibilizado para consulta de toda população”, pondera Júlia, que irá apresentar o sistema Pergamum no evento, juntamente com a bibliotecária Elisabete Lorensi Ferreira.


Link para acessar o catálogo on-line das bibliotecas municipais:

http://pergamum.procempa.com.br/biblioteca/index.php

HISTÓRICO

Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier (BJREX)
Inaugurada em 1977, fica localizada na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade e atende servidores municipais, estagiários e comunidade em geral. Com cerca de 13 mil obras, o acervo é especializado em meio ambiente, e dispõe ainda de livros de Arquitetura, Engenharia, Literatura Brasileira, Estrangeira, Sul-Rio-Grandense e Infanto-Juvenil, além de obras sobre a cidade de Porto Alegre, integrando periódicos e relatórios de impacto ambiental, entre outros.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.
(Endereço: rua Luiz Voelcker, 55, térreo).

 
Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah (BEIN)
Inaugurada em 1985, fica em um prédio de 12m², em estilo europeu, no Parcão. O local conta com um acervo de aproximadamente quatro mil obras, entre literatura infantil e infanto-juvenil (dos mais diversos assuntos, como histórias ambientalistas, de animais, de aventuras, de bruxas, de fantasia, de fadas, familiares, sociais, de humor, didáticas, de natureza, de suspense, fábulas, lendas, além de livros brinquedos, animados, sonoros, interativos, especiais (braile, libras etc.), de divertimentos (trava-língua, parlendas, adivinhações, mágicas, imagem em 3D), revistas, gibis, jogos e brinquedos educativos.
 
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (exceto feriados). Atendimento aos sábados em datas comemorativas, das 10h às 13h.
(Endereço: rua Comendador Caminha, s/nº, Parque Moinhos de Vento, ao lado da passarela da avenida Goethe).
 

 

Mariana Kruse

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes