Cuidados para evitar o câncer de mama em fêmeas caninas
Ravena chegou a Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), com um caroço em uma das mamas. Após exame, se constatou um tumor maligno a exigir uma cirurgia de mastectomia parcial. O tratamento feito na hora certa salvou a vida da cadela adulta, de aproximadamente cinco anos e porte de labradora. "Esse não foi um caso isolado, apenas neste ano, já foram efetuados 56 procedimentos semelhantes”, alerta a cirurgiã-chefe da Usav, Brunna Barni. Por isso, o mês do Outubro Rosa, voltado às mulheres, também é importante para os cuidados que as pessoas devem ter com suas mascotes como, por exemplo, o diagnóstico precoce, inicialmente feito em casa, por meio da palpação das mamas da fêmea.
Abandonada por seus tutores, Ravena aguarda por adoção na Usav. “Ela está totalmente recuperada e, tenho certeza, logo encontrará um novo lar”, explica a responsável pelo Programa Me Adota? da Coordenação-geral de Direitos Animais, veterinária Denise Garcia. A fêmea, assim como todos os animais que chegam para tratamento, foi castrada e vacinada, com atendimento vitalício gratuito assegurado na Unidade.
Castração – Uma medida básica e decisiva para a qualidade de vida dos animais domésticos é a esterilização. Caso esse procedimento seja feito antes do primeiro cio, logo após os quatro meses de idade, as chances de desenvolver um tumor maligno caem para menos de 1%. Fatores genéticos e alimentação inadequada, também podem levar à doença. É importante, também, evitar medicações anticoncepcionais, as “vacinas”, de baixo custo, mas de alto risco para a saúde.
Atendimento - Pessoas inscritas no programa Bolsa Família podem buscar atendimento junto a Usav. A distribuição de fichas acontece diariamente, às 13h, a exceção das quartas-feiras, voltadas exclusivamente a entidades e protetores cadastrados (Usav - Estrada Bérico José Bernardes, 3489).
Denise Righi