Bem-estar animal é tema de palestra na EMEF Saint-Hilaire
A guarda responsável e os cuidados com a saúde de cães e gatos foram os temas da palestra da médica veterinária Denise Garcia, da Diretoria-Geral de Direitos Animais, na tarde desta quarta-feira, 23, aos alunos das 1ª e 2ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saint-Hilaire, na Lomba do Pinheiro. A apresentação fez parte das comemorações dos dez anos do projeto Vira-latas: Adote esta Ideia, que criou um espaço alternativo para atender filhotes e animais vítimas de maus tratos, com posterior adoção por famílias cadastradas em uma lista de interessados na região.
Entre as atividades propostas durante a palestra, como a exposição de situações extremas de maus tratos e de vídeos incentivando a adoção de animais vítimas de abandono, as crianças perguntavam sobre cuidados com seus bichos de estimação. “É certo cortar o rabo e as orelhas dos cães?”, quis saber o menino Éverton. A resposta da veterinária foi que essas práticas, antes permitidas, até por questões de estética em algumas raças, atualmente são consideradas mutilação e crime ambiental.
A coordenadora do projeto Vira-latas, a professora Gabriela De Camillis, ressaltou que o zelo com os animais faz parte da formação do ser humano. “Por isso, se integra ao cotidiano da educação. Quem faz bem a um animal também o faz para si”, afirma.
Palestras como esta já mudaram o tratamento de muitos alunos aos animais. “Os que eram agressivos com os bichos foram aos poucos tendo outro comportamento e hoje nos ajudam a cuidar deles e denunciam maus tratos", conta a coordenadora.
Rui Felten