Árvore do Mês: conheça a espécie de flores flamejantes

02/01/2020 14:16
Sérgio Louruz/Smams PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Flamboyant pode atingir 15 metros de altura

Dando continuidade ao projeto de divulgação da Árvore do Mês, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) apresenta em janeiro o Flamboyant (Delonix regia). A tradução da palavra francesa que dá nome à "Árvore do Mês" é flamejante, termo que remete muito apropriadamente à beleza das vistosas flores avermelhadas do Flamboyant.

Espécie originária da África, foi introduzida no Brasil no início do século XIX. A cor intensa das flores e a copa ampla dão à espécie forte apelo paisagístico, mas seu cultivo é recomendado em parques e grandes jardins, devido às raízes agressivas, que podem danificar as calçadas e redes subterrâneas. Cada flor apresenta um cálice com cinco sépalas e uma coroa com cinco pétalas. Também possui frutos, tipo vagem, que atingem cerca de 50 centímetros e tornam-se marrons quando maduros.
 
Sérgio Louruz/Smams PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Espécie originária da África, foi introduzida no Brasil no início do século XIX
Andando pela avenida Plínio Brasil Milano ou pelas ruas Santa Isabel e Edmundo Bastian, é possível admirar o tronco forte e retorcido desta árvore, que pode atingir 15 metros de altura.

Embora a cor vermelha flamejante das flores do flamboyant tenha dado origem ao seu nome, existem outras variedades, com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado e salmão-amarelado. Também chamada de acácia-rubra, árvore-flamejante, flor-do-paraíso e pau-rosa, pode viver cerca de 70 anos.

O projeto "Árvore do Mês" é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e visa a levar informação à população sobre a riqueza arbórea da cidade.

Já foram divulgados o Ipê (clique aqui), a Pata de Vaca (clique aqui), o Jacarandá (clique aqui) e a Tipuana (clique aqui).   

  

 

Aline Czarnobay

Andrea Brasil