Animais de famílias da Vila Nazaré são encaminhados para castração

06/11/2019 16:41
Ari Teixeira/SMAMS PMPA
meio ambiente e sustentabilidade
Nova ação para evitar o abandono de animais será realizada na próxima semana
A Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA) promoveu, nesta quarta-feira, 6, ação na Vila Nazaré, encaminhando à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), para castração, 26 cães de famílias que serão reassentadas em função das obras de ampliação de pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O gestor da DGDA, Bruno Wagner, explica que o trabalho, realizado com apoio da Unidade de Saúde Nazaré, deverá se repetir na próxima semana e objetiva evitar o abandono, adaptando os tutores às novas condições de moradia nos loteamentos Nosso Senhor do Bom Fim e Irmãos Maristas, construídos em terrenos cedidos pela prefeitura. 

A maioria dos animais levados para atendimento foi abandonada nas proximidades da Nazaré. “Nós os acolhemos com alimento e espaço para ficar. Por isso, não podemos abandoná-los”, explica Kelly, tutora da canina fêmea, Lili. Outra moradora, Paula, ainda aguarda a data de sua mudança e, por isso, aproveitou a oportunidade para castrar e dividir a guarda dos animais da família. “Comigo ficará a Bela e, com meu irmão, o Ted, nenhum será abandonado”, explica. 

Marinheiros - Em ação semelhante, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), já castrou 120 animais de tutores que deixarão a Ilha Grande dos Marinheiros, devido as obras da nova ponte do Guaíba. A iniciativa conta com o apoio da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). 

O trabalho foi iniciado com base no cadastro realizado pela gestora do Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip Ilhas), Patrícia Salsedo, que apontou 75 animais sem dono e 258 abandonados por moradores que estão se mudando do local devido às obras da ponte do Guaíba. 

 

Ari Teixeira

Matheus Beust