Descida da Borges volta a animar Porto Alegre depois de dois anos

02/04/2022 08:36
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Entrega da chave da cidade pelo prefeito Sebastião Melo ao Rei Momo deu início aos festejos

O Carnaval voltou à capital gaúcha depois de dois anos. A tradicional Descida da Borges teve uma edição especial em comemoração aos 250 anos da cidade nesta sexta-feira, 1º de abril. A festa começou às 18h30, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo Bira Borba e sua corte pelo prefeito Sebastião Melo. "Que seja um Carnaval de paz, alegria e cultura em Porto Alegre. A cidade está vacinada e vivemos um belo momento de ocupação dos espaços públicos com o aniversário da cidade. Nos 250 anos, Porto Alegre merece esse reencontro com o Carnavalâ€, afirmou o prefeito. (fotos)

O Rei Momo Bira fez questão de lembrar a coragem do prefeito e da cidade com a volta da festa depois da pandemia. "Somos a cidade do futuro, do sorriso. Vai ter Carnaval, sim. Porto Alegre se vacinou e é uma cidade multicultural. Só uma cidade que respeita a cultura coloca o Carnaval nos seus festejos", disse ao receber a chave do prefeito.

Logo em seguida começaram os desfiles pela Borges. A primeira escola foi a Imperadores do Samba, depois entrou a União da Tinga, seguida por Império da Zona Norte,  Imperatriz Dona Leopoldina, Fidalgos e Aristocratas, Bambas da Orgia e Estado Maior da Restinga.

O público lotou a avenida e aproveitou a volta da festa que serve de ensaio para os desfiles no Porto Seco. Milhares de pessoas ficaram até a madrugada deste sábado, 2, no Centro Histórico.

Tiago Dimer

Gilmar Martins