Projeto Cidadão Digital vai possibilitar documentação eletrônica para recém-nascidos

06/04/2021 18:33
Cristine Rochol / PMPA
SMS, através do HMIPV/Banco de Leite, realiza a coleta domiciliar de doação de leite.
Fase-piloto será lançada em conjunto com o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas

Integrantes das equipes da Procempa e do Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre estiveram no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMPV), nesta terça-feira, 6, para conhecer o passo a passo do registro de recém-nascidos, desde a chegada da gestante até o momento em que o bebê e a mãe recebem alta. Foram visitados todos os setores envolvidos, com o objetivo de formatar a viabilização do projeto Cidadão Digital, que prevê a emissão de todos os documentos de recém-nascidos em uma funcionalidade do aplicativo da prefeitura #eufaçopoa. 

Conforme explica a responsável  pela área técnica de Transformação Digital do Gabinete de Inovação, Nathália Pufal, deverão ser expedidos pela ferramenta o prontuário de nascimento, declaração de nascido vivo, número do SUS e CPF, que poderão ser utilizados como alternativa aos documentos em papel. Participam do projeto a Procempa e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O lançamento será feito em fase-piloto, em conjunto com o HMPV, vinculado ao Município. A expectativa é que ainda neste primeiro semestre sejam registrados pelo Cidadão Digital todos os bebês nascidos no hospital, representando em torno de 10% dos nascimentos em Porto Alegre. Para uma segunda etapa, já foram iniciadas tratativas com o Hospital de Clínicas. Estima-se que até 2024 todas as maternidades da Capital estarão integradas ao novo sistema.

Agilidade - “Cada vez mais, a digitalização passa a ser condição básica para que o Município preste serviços de melhor qualidade no tempo adequado”, diz o secretário municipal do Gabinete de Inovação, Fernando Mattos. Segundo ele, os serviços digitais reduzem em até 97% o custo para o governo, além de eliminarem burocracias e a necessidade de as pessoas se deslocarem. "Assim como os serviços digitalizados, a cidadania digital tem se transformado em um mecanismo de inclusão social", ressalta.

"Projetos como este, com integrações simples e assertivas, entregam agilidade e facilidade à vida dos cidadãos", afirma a presidente da Procempa, Letícia Batistela. Para Rodrigo Paines, responsável pela área de negócios da Procempa, a imersão feita no HMPV nesta terça-feira foi importante para que todas as etapas de registro de nascimentos estejam contempladas no projeto de digitalização. 

A visita foi conduzida pelo presidente do HMPV, Cincinato Fernandes Neto, e pelo diretor executivo, Inélio Figleski. Também estiveram presentes os representantes do time técnico da Procempa Rosmaria Zambon Braga e Cleo Lisboa.

 

 

 

 

  

 

Lina Rigon

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes