Programa Territórios Inovadores leva cobertura wi-fi ao Morro da Cruz

18/05/2023 15:32
Alex Rocha/PMPA
GABINETE DA PRIMEIRA-DAMA
Objetivo é fomentar o desenvolvimento de comunidades carentes da Capital

O Morro da Cruz avança na ampliação de pontos de conectividade. Iniciada em maio pela Procempa, a instalação de cabos de internet nesta região do bairro Vila São José, Zona Leste, visa à cobertura wi-fi de banda larga e marca a concretização de um projeto que começou em 2022. O programa Territórios Inovadores é resultado de uma integração de esforços com o movimento colaborativo Pacto Alegre, no contexto da Aliança para a Inovação, que une PUCRS, Unisinos e UFRGS, e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através do Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de comunidades carentes da Capital. 

“A Procempa tem atuado fortemente na transformação digital de Porto Alegre, e ampliar a oferta de serviços é o principal caminho para a inclusão digital. Dessa forma vamos promover transformação social de verdade”, diz Letícia Batistela, presidente da Procempa. A Companhia de Processamento de Dados do município é parceira do projeto, assim como a PUCRS, a L8, a Dell e o Sebrae-RS . A instalação dos equipamentos será acompanhada de uma campanha de sensibilização para que a comunidade se aproprie deste serviço, valorize e cuide.

O Morro da Cruz foi escolhido para o piloto do programa a partir de análises realizadas pela equipe de coordenação do projeto, que percebeu o interesse da comunidade, através da liderança do coordenador do hub Formô, Michel Couto. Participante ativo das reuniões do Pacto, o empreendedor social buscava alternativas para levar a infraestrutura necessária para conectar empreendedores, líderes comunitários e comércio local. 

“Ações como esta ressaltam a importância de coletivos que têm como propósito trazer um ambiente de cooperação para propagar a tecnologia. Internet é hoje algo básico, como água, luz, pois as pessoas precisam se comunicar com o mundo. Juntos, podemos ser mais fortes e mais promissores em tudo que a gente se propõe em fazer para o bem social”, afirma Couto.

A ideia é ampliar para as demais regiões da cidade resultados como os do 4º Distrito, que se tornou um ponto de tecnologia e inovação por intermédio de investimentos e incentivos econômicos aos empreendedores. O superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, explica que o hub Formô é o ponto focal das ações na comunidade. “Para que haja desenvolvimento social e econômico, hoje em dia, as cidades precisam estar inseridas nas novas dinâmicas do desenvolvimento ambiental, social e econômico”, destaca. 

Além disso, está em fase de negociação a contratação do antropólogo Santiago Uribe, responsável por liderar uma importante iniciativa de transformação social e econômica na cidade de Medellín, na Colômbia, no início dos anos 2000. Por meio de um projeto que propôs o fim da desigualdade social, ele ajudou a reduzir a violência local a partir da implementação de operações voltadas ao desenvolvimento social, educação para a cidadania, mobilidade e segurança. Uribe esteve em Porto Alegre durante o South Summit Brazil, no final de março, e já conheceu a região: “Nossa expectativa é que ele passe a experiência e as metodologias de trabalho desenvolvidas junto às comunidades daquela cidade. Temos a expectativa de uma atuação conjunta com coletivos como o POA Inquieta nestas ações com o Uribe”, comenta Audy. 

Também faz parte do plano a oferta de serviços como Tudo Fácil e a viabilização de aulas por meio de um EdTech (startup de educação). A ideia é realizar capacitações para mercado de trabalho que estejam ligadas à inovação e à tecnologia. Estas ações iniciais, que envolvem a parceria com a Procempa, serão seguidas de outras, com diversos parceiros, visando a consolidar o Morro da Cruz como um modelo a ser replicado em outras comunidades, como Vila Planetário, Bom Jesus, Mario Quintana e Restinga, por exemplo.

 

Liana Rigon

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes