Procempa participa de painel sobre inteligência artificial no ambiente empresarial

25/04/2025 16:48

A Procempa debateu a aplicação da inteligência artificial (IA) no contexto corporativo nesta sexta-feira, 25, no painel Do conceito à realidade: IA no ambiente empresarial. O encontro, realizado durante o evento Technow, no Centro de Eventos da PUCRS, reuniu profissionais da área de tecnologia para discutir como a IA tem sido implementada nas organizações e os principais desafios enfrentados.

“A IA precisa ser compreendida como uma ferramenta a serviço da sociedade. Utilizamos ela para desenvolver soluções que impactam diretamente a vida do cidadão”, destacou a presidente da Procempa, Letícia Batistela. Ela exemplificou com os sistemas de IA calibrados pela Procempa, em parceria com a Santa Casa e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que detectam câncer de pulmão e mama com até seis anos de antecedência. 

Junto com Letícia, também integraram o painel Lúcia Almeida, gerente de tecnologia da informação (TI) da Veste SA Estilo, e Cintia Silvestre, gerente de TI no Banco BMG. A mediação foi feita por Kelly Sganderla, sócia e consultora de inovação em processos na consultoria iProcess. 

IA na Procempa - As IAs Mirai e Sybil estão sendo calibradas pela Procempa, em parceria com a Santa Casa e o MIT, para detecção precoce de câncer. O Mirai, voltado ao câncer de mama, pode identificar a doença com até cinco anos de antecedência. Já o Sybil, para câncer de pulmão, tem uma precisão de diagnóstico de até seis anos.

Na segurança pública, a Procempa desenvolve, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), o aplicativo Hórus NG, que transforma a câmera do celular em um dispositivo de monitoramento capaz de identificar, em tempo real, veículos roubados, furtados, clonados ou em situação irregular.

Vicenti Ciotta (estagiário) / Supervisão: João Queiroz

Bianca Dilly