Procempa padroniza sistemas para melhorar acesso a plataformas da prefeitura

18/04/2024 17:14

A Procempa lançou nesta quinta-feira, 18, o projeto Design System, que visa promover uma experiência visual padronizada em todos os sistemas desenvolvidos pela empresa. A entrega tem impacto direto na maneira como os usuários acessam e navegam pelas diferentes plataformas digitais da prefeitura. 

Segundo a diretora técnica da Companhia, Débora Roesler, a busca por padronizar e melhorar a usabilidade dos sites, telas do sistema, e qualidade dos serviços finais gerou a necessidade de um sistema que abrigasse essas demandas. "A implementação representa uma melhoria na qualidade de serviços para os cidadãos, buscamos aprimorar a experiência do usuário e seus processos, e fornecer uma base sólida de serviços de alta qualidade," explica Débora.

A supervisora técnica da Procempa, Renata Bäuerle, afirma que essa iniciativa está só no começo, e que a equipe busca dedicar esforços para a constante evolução neste projeto. "A padronização e as diretrizes de qualidade que serão agregadas aos projetos vão trazer mais agilidade e facilidade ao desenvolvimento de soluções, garantindo que as equipes tenham mais tempo para se dedicar e que nossos usuários, servidores do município ou cidadãos, tenham sempre uma boa experiência ao utilizar os nossos sistemas", pontua Renata.

Inspiração - Para iniciar o processo, em 2023, a Procempa buscou inspiração em iniciativas governamentais como o Padrão Digital de Governo do Brasil, desenvolvido pelo Serpro, e o gov.uk, site de informações do setor público do Reino Unido. "Buscamos agregar o conhecimento e a experiência do Serpro ao desenvolver, de forma colaborativa, uma comunidade código aberto de design system", explica Naieni Ferraz, designer da Procempa. Citando o foco aplicado para acessibilidade e eficiência do projeto, ela completa "Queremos facilitar o processo de tomada de decisão no desenvolvimento de sistemas, padronizando elementos comuns e mantendo unidade visual".

 

Petra Steckel (estagiária) / Supervisão: Liana Rigon

Gilmar Martins