Procempa padroniza sistemas para melhorar acesso a plataformas da prefeitura

18/04/2024 17:14

A Procempa lançou nesta quinta-feira, 18, o projeto Design System, que visa promover uma experiência visual padronizada em todos os sistemas desenvolvidos pela empresa. A entrega tem impacto direto na maneira como os usuários acessam e navegam pelas diferentes plataformas digitais da prefeitura.

Segundo a diretora técnica da Companhia, Débora Roesler, a busca por padronizar e melhorar a usabilidade dos sites, telas do sistema, e qualidade dos serviços finais gerou a necessidade de um sistema que abrigasse essas demandas. "A implementação representa uma melhoria na qualidade de serviços para os cidadãos, buscamos aprimorar a experiência do usuário e seus processos, e fornecer uma base sólida de serviços de alta qualidade," explica Débora.

A supervisora t√©cnica da Procempa, Renata B√§uerle, afirma que essa iniciativa est√° s√≥ no come√ßo, e que a equipe busca dedicar esfor√ßos para a constante evolu√ß√£o neste projeto. "A padroniza√ß√£o e as diretrizes de qualidade que ser√£o agregadas aos projetos v√£o trazer mais agilidade e facilidade ao desenvolvimento de solu√ß√Ķes, garantindo que as equipes tenham mais tempo para se dedicar e que nossos usu√°rios, servidores do munic√≠pio ou cidad√£os, tenham sempre uma boa experi√™ncia ao utilizar os nossos sistemas", pontua¬†Renata.

Inspira√ß√£o -¬†Para iniciar o processo, em 2023, a Procempa buscou inspira√ß√£o em iniciativas governamentais como o Padr√£o Digital de Governo do Brasil, desenvolvido pelo Serpro, e o gov.uk, site de informa√ß√Ķes do setor p√ļblico do Reino Unido. "Buscamos agregar o conhecimento e a experi√™ncia do Serpro ao desenvolver, de forma colaborativa, uma comunidade c√≥digo aberto de design system", explica Naieni Ferraz, designer da Procempa. Citando o foco aplicado para acessibilidade e efici√™ncia do projeto, ela completa "Queremos facilitar o processo de tomada de¬†decis√£o no desenvolvimento de sistemas, padronizando elementos comuns e mantendo unidade visual".

Petra Steckel (estagi√°ria) / Supervis√£o: Liana Rigon

Gilmar Martins