Procempa inicia projeto para aprimorar e padronizar sistemas

22/05/2023 13:41

A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) iniciou um projeto para simplificar e promover uma experiência visual padronizada em todos os sistemas desenvolvidos pela empresa. Trata-se do Design System, que tem impacto direto na maneira como os usuários acessam e navegam pelas diferentes plataformas digitais da prefeitura.

A implementação do Design System representa um marco para a Procempa, que busca aprimorar seus processos e fornecer serviços de alta qualidade para os cidadãos de Porto Alegre.

Segundo Renata Bauerle, supervisora técnica da companhia, a implementação dessa abordagem é uma forma de tornar os serviços oferecidos acessíveis, intuitivos e eficientes. "Este modelo melhora a experiência do usuário e promove uma interação mais fluida e produtiva com os sistemas públicos", explica Renata.

Inspirações - Para iniciar o processo, a Procempa buscou inspiração em iniciativas governamentais como o Padrão Digital de Governo do Brasil, desenvolvido pelo Serpro, e o gov.uk. No caso do governo brasileiro, "buscamos agregar o conhecimento e a experiência do Serpro ao desenvolver, de forma colaborativa, uma comunidade open source de Design System", complementa Naieni Ferraz, designer da Procempa.

Murilo Rodrigues (estagiário) / Supervisão: Liana Rigon

Cristiano Vieira