Procempa implanta sistema de gest√£o e integridade

28/06/2023 17:33
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Vice Ricardo Gomes destacou o exemplo da empresa para a administra√ß√£o p√ļblica

A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) lan√ßou nesta quarta-feira, o projeto Mais Integridade, Mais Gest√£o, que visa fortalecer a integridade e a gest√£o na companhia. Realizado no Minist√©rio P√ļblico, o evento marcou o in√≠cio dos trabalhos para a implementa√ß√£o do Sistema de Gest√£o de Compliance e da revis√£o do Programa de Integridade da Procempa.

O vice-prefeito de Porto Alegre¬†ressaltou a import√Ęncia deste movimento como um exemplo para a administra√ß√£o p√ļblica. "Com este passo, a Procempa est√° se colocando no padr√£o ouro de Compliance, mostrando o seu valor para o cidad√£o como um patrim√īnio essencial do munic√≠pio," afirmou Ricardo¬†Gomes. Ele ainda ressaltou que ‚Äúse a implanta√ß√£o de compliance √© um desafio na √°rea privada, na esfera p√ļblica √© ainda maior, por todas as regula√ß√Ķes e legisla√ß√Ķes envolvidas‚ÄĚ.

O programa √© resultado de um processo iniciado em 2021, quando a Procempa anunciou a cria√ß√£o da √°rea de compliance. "O √ļnico caminho para uma empresa p√ļblica impactar verdadeiramente o cidad√£o √© se consolidando como uma empresa √©tica, √≠ntegra e transparente. Essa √© a trajet√≥ria que queremos pavimentar com este processo", declarou¬†Leticia Batistella, presidente da empresa.

Durante a cerim√īnia, o secret√°rio municipal de Planejamento e Assuntos Estrat√©gicos, Cezar Schirmer, reconheceu a companhia como modelo na administra√ß√£o p√ļblica. "Gest√£o tem um sentido amplo, de prioridade e aplica√ß√£o adequada de recursos, al√©m da valoriza√ß√£o da popula√ß√£o. Neste sentido, a Procempa tem se destacado como um s√≠mbolo de inova√ß√£o e vanguarda em gest√£o e em integridade, e tamb√©m na sua redefini√ß√£o de compet√™ncias dentro das realidades atuais" ressaltou Schirmer.

Para o presidente do Conselho de Administra√ß√£o da Procempa, Antonio Ramos, ‚Äúas mudan√ßas tecnol√≥gicas transformaram a gest√£o das empresas p√ļblicas. Este projeto abre caminhos para n√£o somente melhorar a gest√£o e a integridade da Companhia, mas se consolidar como uma refer√™ncia nesse sentido", afirma.

Marca da gest√£o
Desde o in√≠cio desta gest√£o, em 2021, a empresa vem amadurecendo o tema com a cria√ß√£o do programa Transpar√™ncia Ativa, que busca compartilhar informa√ß√Ķes de interesse p√ļblico e geral, e a ades√£o ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrup√ß√£o do Instituto Ethos. ‚ÄúA Procempa j√° possui um grau de maturidade relevante em governan√ßa corporativa, visto que conta com pol√≠ticas de integridade, c√≥digo de conduta, rotinas de auditoria interna e estrutura de gest√£o de riscos. Ainda h√° pontos de aprimoramento que ser√£o adotados no decorrer do projeto", destacou¬†Andr√© Luiz Pontin, gerente de Governan√ßa, Riscos e Conformidade.

Rodrigo Pironti, advogado e consultor contratado para acompanhar a implantação do sistema na Procempa, observa que “o processo, como um todo, reflete a eficiente gestão de compliance que está sendo internalizada pela Companhia em todas as suas áreas", completa.

Murilo Rodrigues (estagi√°rio) / Supervis√£o: Liana Rigon

Cristiano Vieira