Procempa debate saúde digital em evento promovido pela prefeitura e Cremers

04/04/2025 14:25
Alex Rocha/PMPA
GABINETE DE INOVAÇÃO
Complexo Regulador da Saúde, desenvolvido pela Procempa, já atua na lógica de interoperabilidade e de integração de sistemas

A Procempa esteve presente no Fórum Saúde Digital: Dados e IA para debater o papel da tecnologia na saúde, nesta sexta-feira, 4, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers). O evento, que reuniu órgãos públicos e entidades privadas ligadas à saúde e tecnologia, foi promovido pelo Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre e o Cremers. 

A presidente da Procempa, Letícia Batistela, ressaltou a importância de espaços de diálogo para discutir o papel da tecnologia na transformação da saúde pública. “O Complexo Regulador, presente em todo o Rio Grande do Sul e também em Goiás, é um exemplo concreto de como a tecnologia e a interoperabilidade entre sistemas já contribuem de forma eficiente para a gestão da saúde”, afirmou. 

"Nós já estamos num processo de transformação digital. A evolução tecnológica está acontecendo em todos os campos e na saúde também", destacou o secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto, após agradecer a Procempa, Sebrae, Health Meeting, South Collab Health pelo apoio na realização do evento.

“A tecnologia evolui a passos largos, e a saúde não pode ficar para trás. A digitalização dos serviços tem sido fundamental para facilitar o acesso da população, permitindo maior organização da rede. Nosso objetivo é construir um sistema de saúde mais acessível, ágil e eficiente para todos, utilizando a inovação e a inteligência artificial como aliadas para melhorar o atendimento e otimizar os recursos disponíveis", reforçou o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

“Esta é uma ação que vai ao encontro da filosofia que nos propomos a consolidar aqui no Cremers, de trabalhar no sentido de contribuir com uma prestação eficiente do serviço de saúde, com a promoção da boa medicina, da segurança dos dados e de um uso ético das infinitas possibilidades geradas pelas novas tecnologias”, justificou o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade.

Entre os temas abordados nos quatro painéis do evento, ressaltou-se a interoperabilidade dos sistemas de saúde. O Complexo Regulador da Saúde, desenvolvido pela Procempa, já atua na lógica de interoperabilidade, realizando a troca de informações entre as próprias plataformas e com os sistemas das instituições envolvidas de forma eficiente e segura, explica o gerente do departamento de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas da Companhia, César Bridi.

Procempa na saúde digital - Os sistemas Gercon, Gerint e Gerpac integram o Complexo Regulador da Saúde, que automatiza o agendamento de consultas, a ocupação de leitos e a gestão de procedimentos de alta complexidade. A Procempa também está calibrando duas inteligências artificiais, em parceria com a Santa Casa e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), voltadas à detecção precoce de câncer de mama e pulmão. A Companhia ainda desenvolveu o SIHO, plataforma utilizada pelo Hospital de Pronto Socorro (HPS) que permite uma visão ampla da situação de saúde atual e pregressa de pacientes.

 

Vicenti Ciotta (estagiário) / Supervisão: João Queiroz

Gilmar Martins