Procempa capacita servidores da Governança para o Orçamento Participativo

28/10/2022 16:08

Servidores da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) participaram nesta semana do curso de capacitação sobre o Orçamento Participativo (OP) com foco no cadastramento e apuração dos resultados das 23 plenárias, que começam na segunda-feira, 31. A atividade foi ministrada pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), responsável pelo desenvolvimento dos sistemas web de cadastro e apuração do Orçamento Participativo, como o Painel das Plenárias OP e o OP Digital do Município de Porto Alegre.

"É um orgulho para a Procempa estar presente neste mecanismo tão importante para a democracia, contribuindo com os sistemas e a capacitação dos funcionários que atuarão no Orçamento Participativo de Porto Alegre", diz a presidente da Procempa, Leticia Batistela.

O treinamento contou com três turmas. Duas estiveram direcionadas para o cadastramento e uma para a apuração. O objetivo é preparar os funcionários para a atuação nas plenárias, garantindo agilidade e efetividade no processo. O grupo de cadastramento é responsável por inscrever os representantes de cada eixo regional para participação nas plenárias do Orçamento Participativo. A equipe que atua na apuração insere nos sistemas web as principais necessidades expressadas pelos representantes.

O diretor de Participação Cidadã da SMGOV, Lucas Vasconcellos, destaca o engajamento dos servidores para a realização do processo. “Com o time em sintonia, temos a garantia da celeridade das apurações dos processos de votação, tanto das chapas eleitas, quanto das prioridades das comunidades que participam nas regiões e temáticas", afirma.

Leia mais

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

 

Murilo Rodrigues (estagiário) / Supervisão: Liana Rigon

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes