IAs da Procempa ganham destaque em evento nacional de inovação no setor público
As inteligências artificiais (IAs) da Procempa foram apresentadas nesta sexta-feira, 29, no Conip 2025, evento nacional de tecnologia que reuniu gestores públicos de todo o Brasil. No encontro, em Brasília (DF), foram mostradas três soluções de IA aplicadas à saúde, uma em segurança pública e uma em eficiência de governo. O painel IA na Gestão Pública foi conduzido pelo supervisor técnico da Procempa, Márcio Scherer.
Duas inteligências artificiais (IAs) para diagnóstico precoce de câncer de mama e pulmão estão sendo testadas no Brasil. Trata-se das IAs Mirai, para câncer de mama, e Sybil, para câncer de pulmão. Ambas foram desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. No Brasil, para verificar a viabilidade de aplicação no contexto social brasileiro, estão sendo testadas pela Procempa em parceria com a Santa Casa.
Os resultados dos testes com o Mirai indicaram a precisão de 81% no diagnóstico e a capacidade de identificar a doença com até cinco anos de antecedência. A calibragem da IA já foi concluída e utilizou mil exames de mamografia fornecidos pela Santa Casa, de pacientes que não tinham diagnóstico prévio de câncer. Para iniciar a utilização da ferramenta, ainda é necessário realizar testes clínicos para validar a eficácia da tecnologia.
Já o Sybil ainda está no processo de calibragem. Segundo testes preliminares, a IA pode diagnosticar a doença até seis anos antes e possui precisão de aproximadamente 90%. Para Márcio, as parcerias estabelecidas pela Procempa consolidam a integração entre tecnologia e saúde, com impacto direto na vida da população. “A troca de experiências e informações com o MIT e a Santa Casa reforçam o potencial global das iniciativas locais e o papel estratégico de Porto Alegre como um polo de inovação na área da saúde”, pontuou.
Para o câncer de pele, a Procempa desenvolveu e testou o SkinScan. A IA auxilia na avaliação dermatológica de lesões cancerígenas de pele, seja para a atenção primária ou para o dermatologista, podendo tornar a priorização de pacientes mais assertiva. Em testes preliminares, o SkinScan apresentou 85% de precisão. A IA foi treinada com cerca de 40 mil imagens. Testes clínicos são necessários para validação da tecnologia.
Segurança pública - O Hórus NG transforma a câmera do celular em dispositivos de monitoramento capazes de identificar, em tempo real, veículos roubados, furtados, clonados ou em situação irregular. A IA está sendo testada pela Brigada Militar em Porto Alegre. Ele amplia o alcance da plataforma Cercamento Eletrônico, que já possui cerca de 450 câmeras fixas espalhadas por Porto Alegre e já contribuiu para uma redução de 88% nos casos de roubos e furtos de veículos na cidade.
Eficiência de governo - O SmartGen é a IA generativa da Procempa desenvolvida para modernizar e acelerar as rotinas administrativas com a garantia da privacidade dos dados dos usuários. Ela está sendo testada por órgãos municipais de Porto Alegre. A partir dos dados fornecidos ao SmartGen, o usuário pode interagir com a IA por meio de perguntas, recebendo respostas baseadas nas informações inseridas.
Tatiana Bandeira