Escolas municipais de Porto Alegre recebem cobertura 100% wi-fi

09/03/2022 07:20
Paula Maia /SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Com rede wi-fi ampliada, prefeitura também garante uma maior inclusão digital para os alunos

Desde a última semana, todas as escolas municipais de Porto Alegre passaram a disponibilizar de sistema wi-fi na parte interna das instituições. A prefeitura concluiu as instalações nas 96 escolas de ensino infantil, fundamental e médio na Capital.

O projeto da Secretaria Municipal de Educação (Smed), executado pela Procempa, contempla a instalação desde a fibra óptica, que leva internet até a escola, passando pela rede cabeada interna e de switchs (equipamento instalado na escola para conectar em rede os micros, rádios wi-fi e câmeras deste local), até a configuração e fixação dos rádios wi-fi. Após a conclusão dos trabalhos, foi feita a medição de intensidade de sinal dentro das dependências, como forma de garantir o alcance do sinal e a qualidade da conexão.

A diretora-presidente da Procempa, Letícia Batistela, salienta que a companhia de dados está disposta a levar tecnologia e inovação para todos porto-alegrenses. “Para nós é uma grande satisfação concluir integralmente a instalação das redes de wi-fi para os estudantes, funcionários e docentes da rede municipal. Essa entrega reafirma o compromisso que temos de estar em todas as fases da vida de cada cidadão da Capital”, destacou Letícia. 

Para a secretária da Smed, Sônia Maria Oliveira da Rosa, o contexto pandêmico aproximou mais ainda a tecnologia da educação. “Importante destacar que a conectividade nas escolas é um projeto prioritário deste governo e que foi plenamente atingido. A conexão é possível em todos os espaços escolares, permitindo a diversificação pedagógica dos fazeres. Muitas ações voltadas à tecnologia e inovação estão chegando nas escolas, bem como a formação para os profissionais da educação para que as práticas inovadoras aconteçam de fato”, relatou. 

Até 2021, todas as escolas já tinham wi-fi em algumas áreas como laboratórios, recepções, direção e secretarias, porém sem cobertura total. A partir da ação da prefeitura, foi possível disponibilizar internet sem fio em toda a extensão das escolas. A viabilidade deste projeto também se deu em razão da Infovia, rede de fibras ópticas do município, com cerca de 1.000 quilômetros de extensão, o que permitiu avançar com internet nas instituições de ensino de todas as regiões da cidade.

 

Ingrid Fraga

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes