Artigo: A transformação digital de Porto Alegre passa pela Procempa

15/11/2021 10:06

Não acredito em verdades absolutas. Elas limitam e estão na contramão da inovação. Assumi uma empresa pública com produção e qualidade impressionantes, mas com a imagem desgastada e baixa autoestima. Que guardava seus 44 troféus em um depósito empoeirado. Uma empresa com problemas, sim, e que precisa ser ressignificada sob pena de ser atropelada. 
 
E por que assumi o desafio? Fui conselheira de Administração da Companhia por quatro anos e conheci a Procempa. Na presidência, aceitei um dos maiores desafios da minha vida: fortalecer a companhia, focando em pilares estratégicos definidos em conjunto com a gestão municipal, e ancorada na minha trajetória na inovação. Com muito trabalho, estamos construindo uma nova referência em inovação pública. Que vai, sim, relacionar-se com o mercado, conectando-se com as melhores práticas de cidades inteligentes e buscando nada menos que a excelência para Porto Alegre. 
 
Tudo isso no contexto da polêmica Lei da Liberdade Tecnológica, que facilita à administração municipal adquirir soluções tecnológicas de terceiros. Este movimento posiciona a Procempa e Porto Alegre num patamar de destaque, abrindo caminhos para a inovação. Estaremos presentes como fornecedores ou apoiadores nas compras externas da Prefeitura, visando especialmente integração e segurança. 
 
As conquistas e os desafios que a empresa viveu nestes 44 anos prepararam a Companhia para este momento: seremos escolhidos pela qualidade, pelas entregas e pelo time especializado. Não por ser a única opção ou a mais fácil. E também porque conhecemos o negócio do nosso cliente e isso não é pouco. Acredito na força da Procempa: moderna e preparada para apoiar a cidade no salto de inovação necessário.
 
O caminho é longo. Passa por estratégia e ação. E também por enfrentar interesses que, em uma conjuntura política polarizada, lamentavelmente não percebem a necessidade de avançar e transformar. E as certezas absolutas? Foram substituídas por construção conjunta. Por uma Procempa que orgulhe e seja atraente para os nossos talentos. Por uma Porto Alegre mais inovadora.

Letícia Batistela
Diretora-presidente da Procempa

Artigo publicado no jornal Zero Hora, edição de segunda-feira, 13.

Andrea Brasil