Previdência: investimentos garantem segurança para servidores e benefícios para a cidade

24/08/2023 15:21

A eficiência dos investimentos do Plano Capitalizado do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Porto Alegre (Previmpa) alcançou no mês de julho rentabilidade que reflete a garantia e segurança financeira para os servidores públicos do município e suas futuras aposentadorias e se traduz em uma cidade mais preparada para enfrentar desafios e atender às necessidades dos cidadãos.

O patrimônio acumulado do plano ultrapassou os R$ 4 bilhões. Nos primeiros sete meses de 2023 o resultado dos investimentos supera em mais de 52% a meta atuarial, garantindo a manutenção do equilíbrio técnico do plano. Os resultados positivos obtidos por meio de uma gestão ativa dos investimentos são sentidos além da prefeitura. O equilíbrio financeiro e a eficácia do Previmpa têm um impacto direto na capacidade do governo de alocar mais recursos para áreas vitais como saúde, educação e segurança, como destaca o secretário da Fazenda Rodrigo Fantinel. 

“A carteira de investimentos do Previmpa em julho apresentou uma rentabilidade de 1,07%, superando a meta atuarial de 0,55% com folga. Isto significa que nossos esforços no sentido de maximizar o resultado têm dado certo. A carteira segue sendo constantemente analisada visando identificar novas oportunidades e substituição de ativos pouco rentáveis”, ressalta.

Segundo o diretor-geral do Previmpa, Fabiano Behlke, o mais importante é que os beneficiários do plano estão contribuindo para a própria aposentadoria, ou seja, tem ligação direta com o benefício que irão receber lá na frente. Esse vínculo direto entre contribuições e benefícios é um dos pontos chave do regime capitalizado, que não apenas promove uma relação mais próxima entre os servidores e suas aposentadorias, mas também sustenta a economia local.

O Previmpa conta hoje com quase 30 mil segurados, entre ativos, aposentados e pensionistas. Desses, 10,5 mil são do regime capitalizado. Os bons resultados do mês são consequência de uma gestão ativa dos investimentos. Além disso, a redução contínua do prazo de concessão de aposentadorias tem sido priorizada no departamento, visando uma melhoria no atendimento dos segurados.

Elisandra Borba

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes