Prefeitura toma posse de imóvel desapropriado para ampliação da Anita Garibaldi

18/08/2023 15:45

A Prefeitura de Porto Alegre tomou posse, na manhã desta sexta-feira, 18, de um imóvel desapropriado para obras de ampliação da rua Anita Garibaldi. O alargamento da via é uma contrapartida da expansão do Shopping Iguatemi.

De acordo com o termo de compromisso, o empreendedor tem a obrigação de executar a obra e de custear as desapropriações necessárias. Pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), o procurador Fábio Barela e o engenheiro Luciano Varela acompanharam o cumprimento da imissão de posse do imóvel, localizado na rua José Scutari.

Extensão da via - O primeiro trecho da ampliação da Anita Garibaldi, entre a Carlos Legory e a avenida João Wallig, foi entregue em setembro de 2022, com investimento de R$ 16 milhões. Para a duplicação do trecho final, é necessário desapropriar 14 imóveis: nove por vias administrativas e cinco por vias judiciais. Duas ações de desapropriação têm liminar deferida e uma nova será ajuizada. Cinco imóveis já estão sob a posse do Município. Desses, dois foram desapropriados judicialmente.

 

Sandra Dernardin

Cristiano Vieira