Prefeitura pedirá mediação do Judiciário para solucionar ocupação de prédio do Município por estudantes da UFRGS

16/03/2022 14:33

A prefeitura vai solicitar ao Poder Judiciário que faça a mediação do problema envolvendo a ocupação de prédio do Município por estudantes indígenas da UFRGS. A decisão foi tomada pelo prefeito Sebastião Melo na manhã desta quarta-feira,16, durante reunião com representantes do movimento no Paço Municipal. Também participaram do encontro o procurador-geral do Município, Roberto Silva da Rocha, a secretária municipal da Educação, Sônia da Rosa, e a vereadora Karen Santos.

Os alunos reivindicam a criação de uma casa do estudante universitário exclusiva para indígenas e que aceite a presença de crianças. Já nos primeiros dias da ocupação, os representantes do movimento pediram apoio do Município na construção de um diálogo com a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Eles ocupam, desde o dia 6, o antigo prédio da Secretaria da Produção, Indústria e Comércio (Smic), localizado entre a avenida Osvaldo Aranha e o Túnel da Conceição.

De acordo com vistoria realizada no dia 10 por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), o prédio deve ser fechado imediatamente ao uso público porque “não apresenta segurança em relação a estrutura nem condições de habitabilidade em função, especialmente, das patologias observadas e documentadas no presente relatório”. Construído há mais de 40 anos, o prédio de cinco pavimentos está sem uso há cinco anos.

 

 

Sandra Denardin

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes