Vice-prefeita conhece projetos de reinserção de pessoas em situação de rua em Florianópolis

13/11/2025 16:56

Em visita ao Ministério Público de Santa Catarina, a vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm, conheceu experiências de articulação das políticas voltadas ao enfrentamento das questões relacionadas às pessoas em situação de rua em Florianópolis. Betina foi recebida pelo promotor Eduardo Sens dos Santos, coordenador do Centro Operacional dos Direitos Humanos.

Segundo o promotor, a participação das próprias pessoas em situação de rua é essencial na construção das políticas públicas. “Nada pode ser decidido sem que elas estejam junto. Este é o caminho mais seguro e efetivo. Sem ouvi-las, é tapar o sol com a peneira - trabalhar em algo que não será eficaz lá na frente”, destacou Santos.

Na tarde desta quinta-feira, 13, a vice-prefeita visitou as instalações do Sambódromo Nego Quirido, no Centro da capital catarinense, onde funcionam iniciativas de acolhimento e tratamento da população em situação de rua. Fora do período carnavalesco, o espaço abriga abrigos temporários, salas de cursos, barbearia e ambulatório médico exclusivo, além de ações de capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho.

“Aqui é um exemplo de organização e de compromisso com a vida das pessoas. É uma forma de oferecer uma segunda chance a quem perdeu a esperança. Neste espaço há acolhimento, reabilitação e ressocialização, com eficiência e dignidade”, afirmou Betina.

O retorno da vice-prefeita a Porto Alegre está previsto para sábado, 15.

 

 

Miguelito Medeiros

Lissandra Mendonça