Vice-prefeita compartilha experiências de segurança pública em Florianópolis
A vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm, apresentou nesta terça-feira, 11, as principais iniciativas e resultados da política de segurança pública da Capital durante a plenária do Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa (ConDefesa), promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O encontro contou também com a presença de representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde).
Betina participou do evento ao lado da prefeita em exercício de Florianópolis, Maryanne Mattos, que também é titular da Secretaria Municipal de Segurança e integrante da Guarda Civil Metropolitana da capital catarinense.
A vice-prefeita destacou os desafios enfrentados por Porto Alegre na área, especialmente os relacionados aos furtos de fios e cabos, que impactam a infraestrutura urbana e têm relação direta com a criminalidade. “É fundamental que a sociedade volte seu olhar para a segurança pública e para as pessoas em situação de rua, com políticas integradas e de caráter social”, ressaltou Betina.
Ela apresentou ainda as inovações tecnológicas que têm contribuído para o monitoramento e a prevenção da criminalidade na Capital. Entre elas, o uso de câmeras corporais pela Guarda Civil Metropolitana, o cruzamento de dados no sistema de videomonitoramento e a instalação de totens inteligentes em diferentes pontos da cidade.
Além da segurança pública, a agenda da vice-prefeita em Florianópolis inclui temas como cidades inteligentes, bem-estar animal, pessoas em situação de rua e articulação com diferentes esferas de governo. O retorno de Betina Worm a Porto Alegre está previsto para o sábado, 15.
Cristiano Vieira