Prefeito em exercício participa de encontro da Granpal para discutir programas de saúde

27/02/2024 12:06
Giulian Serafim/PMPA
EXECUTIVO
Ricardo Gomes participou de reunião com prefeitos e secretários de saúde nesta terça-feira

O prefeito em exercício Ricardo Gomes participou na manhã desta terça-feira, 27, do Encontro de Prefeitos e Secretários de Saúde dos municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O evento foi realizado em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul. O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, também esteve presente.

Um dos principais pontos discutidos foi o Programa Assistir, do Governo do Estado, que fomenta ações e serviços de saúde nos hospitais contratualizados para prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua fala de abertura, Gomes destacou a importância de discutir os valores financiados pelos municípios. “As distorções de financiamento com a redução dos valores destinados aos hospitais da Região Metropolitana vão produzir distorções no atendimento da população. Ou o Programa Assistir muda, ou ele vai desassistir”, salienta.

De acordo com o prefeito em exercício, a solução proposta pelo Estado não pode ser simplista, como aumentar impostos. “A discussão é complexa e, por isso, exige diálogo. É preciso manter o financiamento até que seja estabelecido um novo critério pela sociedade gaúcha. O município não tem condição de atender a saúde pública de toda Região Metropolitana com orçamento de prefeitura”, completa Gomes.

Manoela Tomasi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes