Porto Alegre e mais três cidades criam Tech Road para atrair investidores

22/12/2021 17:47
Divulgação / PMPA
Relações Internacionais
Objetivo é tornar a região Sul um destino de investimentos na área da inovação

Porto Alegre, Caxias do Sul (RS), Florianópolis (SC)  e Joinville (SC) uniram-se para criar a Tech Road, uma reunião das cidades para promover atração de investimentos e eventos em inovação e tecnologia para o Sul do Brasil. Nesta terça-feira, 21, o diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann, que teve a iniciativa do projeto, reuniu-se com o setor de inovação de Caxias, liderado pelo secretário de Desenvolvimento e Inovação, Élvio Gianni, e a diretora de Inovação, Raissa Camps para tratar do tema.

O objetivo dos municípios é tornar o Sul um destino de investimento, assim como já é a região Sudeste. “As quatro cidades têm um ecossistema de inovação fantástico para atrair grandes investidores e eventos. Um exemplo é o South Summit, que será realizado em março na Capital gaúcha e terá desdobramentos nas outras cidades”, explica Sondermann. Segundo ele, as cidades querem mostrar a qualidade, quantidade e variedade das startups, trazer novos eventos, fortalecer os que já existem e trazer investidores como aportes maiores. 

“A iniciativa da Tech Road é fundamental para promover a ação conjunta e colaborativa dos potentes ecossistemas regionais. A troca de experiências, a articulação de esforços e a divulgação integrada contribui para atrair talentos e negócios, desenvolvendo as cidades participantes e suas regiões“, comentou o secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto.

Na última semana, o diretor de Relações Internacionais realizou encontros em Florianópolis e Joinville, além de apresentar a Tech Road para o ecossistema de inovação de Criciúma e região. O próximo passo será discutir o formato da Tech Road, seu propósito, objetivos e governança, assim como as condições de entrada de cidades interessadas.

Manoela Tomasi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes