Celebração do Saint Patrick's Day movimenta o 4º Distrito nesta sexta-feira

17/03/2023 08:43

saint patricks dayNesta sexta-feira, 17, as comemorações de Saint Patrick’s tomam conta do 4º Distrito, região de Porto Alegre que concentrará a maior parte das festas em homenagem ao santo irlandês. Repetindo o sucesso de 2022, pelo menos seis vias estarão fechadas para que a população possa comemorar pelos bairros (consulte abaixo os horários). Nesta edição, a festa deve se estender também pelo fim de semana e inclui outras áreas da Capital.

De acordo com os organizadores do evento no 4º Distrito, a expectativa é receber 20 mil pessoas e comercializar mais de 100 mil litros de cerveja em 150 torneiras entre bares e restaurantes. A região concentra o maior número de cervejarias artesanais do Brasil, fazendo dessa área o Polo Cervejeiro de Porto Alegre.

Segurança - A Guarda Municipal irá mobilizar 60 agentes por turno para o monitoramento dos eventos previstos de sexta-feira, 17, ao fim de semana – além de St. Patricks Day, inlcui também a competição STU National. Ao todo, 15 viaturas e uma unidade móvel de comando e controle estarão à disposição das guarnições para o despacho de eventuais ocorrências. A estrutura Centro Integrado de Comando (Ceic), que recebe as imagens do circuito de videomonitoramento da Capital, também será utilizada.

Fiscalização - Já a Diretoria de Fiscalização vai atuar junto às secretarias do Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Saúde (SMS), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Procon para coibir a atuação de ambulantes irregulares, destinação incorreta de resíduos e falta de visibilidade de preços ao consumidor.

Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai disponibilizar mais de 40 agentes de trânsito e transporte e 10 viaturas para garantir a segurança viária do Saint Patrick’s Day. Os agentes e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação e orientar os pedestres e motoristas para minimizar os impactos no trânsito.

No 4º Distrito, a partir das 8h da manhã da sexta-feira, 17, cinco vias terão bloqueio total para a montagem do evento, com acesso local a moradores e empresas. A partir das 18h até a meia-noite, outras ruas serão bloqueadas para a celebração. Outros bairros também terão intervenções pontuais até o domingo, 19.

Bloqueios de trânsito para Saint Patricks’s Day:

4º Distrito

A partir das 8h de sexta-feira, 17:
- Rua Almirante Tamandaré, entre as ruas Voluntários da Pátria e Conselheiro Travassos;
- Rua Santos Dumont, entre as ruas Almirante Barroso e Álvaro Chaves;
- Rua Álvaro Chaves, entre a av. Farrapos e rua Santos Dumont;
- Rua Álvaro Chaves, entre as ruas Santos Dumont e Conselheiro Travassos;
- Rua Conselheiro Camargo, a partir da rua Moura Azevedo até o final;

Os veículos oriundos da rua Voluntários da Pátria, até as 18h, terão circulação livre pela rua Álvaro Chaves, até a esquina com a Conselheiro Travassos, onde poderão entrar à esquerda em direção à rua do Parque. Outra opção será a rua Moura Azevedo, em direção à Farrapos.

A partir das 18h de sexta-feira, 17:
- Rua Álvaro Chaves, entre as ruas Voluntários da Pátria e Conselheiro Travassos;
- Rua Moura Azevedo, entre as ruas Santos Dumont e Conselheiro Camargo;
- Rua Conselheiro Travassos, entre a rua Moura Azevedo e rua do Parque;

A partir das 18h, os veículos, poderão circular pela rua do Parque, nos dois sentidos, depois da rua Santos Dumont até a Almirante Tamandaré, à esquerda, em direção à Farrapos;

Haverá bloqueio parcial na rua Polônia, entre as avenidas Missões e Rio Grande, e também entre a rua Santos Dumont e a avenida São Paulo, de meia-pista. Os veículos, oriundos da rua Voluntários da Pátria, poderão acessar a rua Moura Azevedo, depois à esquerda na rua Cons. Camargo e à direita na avenida São Pedro.

A partir das 10h de sábado, 18:
- Na travessa São José, entre as ruas Beirute e Simão Kappel, no bairro Navegantes, até 22h.

Outras regiões com bloqueios

Sexta-feira, 17:
- 15h à 0h - Rua Passo da Pátria, entre Cel. Lucas de Oliveira e Vicente da Fontoura, bairro Bela Vista;
- 19h à 0h - Rua Bento Figueiredo, entre ruas Felipe Camarão e Ramiro Barcelos, bairro Rio Branco;

Sábado, 18:
- 10h à 18h - Rua Veríssimo Rosa 581, bairro Partenon, isolamento e parte do passeio público;
- 14h à 0h Rua Felizardo, entre a rua Guilherme Alves e a travessa Serafim Terra, bairro Jardim Botânico;
- 15h à 0h - Rua Ramiro Barcelos 1792, bairro Rio Branco, isolamento de meia-pista;
- 15h às 22h - Rua Lopo Gonçalves, entre as ruas José do Patrocínio e Gen. Lima e Silva, bairro Cidade Baixa;

Domingo, 19:
- 14h às 22h - Rua Castro Alves, entre as ruas Ramiro Barcelos e Miguel Tostes, bairro Rio Branco;
- 15h às 22h - Travessa dos Venezianos, bairro Cidade Baixa;

As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.

  

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes