Artigo: Transformação do 4º Distrito se espalha pelo mundo

11/09/2023 09:16

Como se escolhe uma cidade ou região para investir, morar ou trabalhar? Entre todos os lugares que existem, é preciso muitos motivos para convencer pessoas e empresas a optar por determinado espaço, deixando as infinitas possibilidades para trás. Ou apenas um: oportunidade.

A ideia de revitalizar o 4º Distrito, antiga região industrial de Porto Alegre, esquecida por cerca de 40 anos, não surgiu com o poder público. Foram as pessoas que viram no local de baixa ocupação, nos valores atrativos e nas promessas de transformação a possibilidade de empreender.

Nos últimos anos, um novo período começou em Porto Alegre. Com a crescente instalação de microcervejarias e vida noturna, a prefeitura investiu tempo, dinheiro e estudos para colocar em prática um experimento vivo, um living lab de uma visão de cidade: oferecer benefícios para que o privado enxergue oportunidades e faça o desenvolvimento acontecer.

A Lei da Liberdade Econômica, em 2021, extinguiu a necessidade de alvará para centenas de atividades de baixo risco, estimulando novos negócios. No ano seguinte, o Programa + 4D estabeleceu novas regras urbanísticas e tributárias para quem investir no local, além de contrapartidas sociais e urbanas.

A prefeitura entrou com suporte em segurança pública, planejamento de obras, serviços urbanos, regularização fundiária e projetos com financiamento internacional. Com os caminhos criados, estamos testemunhando o desenvolvimento acontecer: hubs de inovação, gastronomia, entretenimento, economia criativa, data centers, entre outros empreendimentos que se somam.

Nos próximos dias, levaremos essa transformação para o mundo. O 4º Distrito chegará a Luxemburgo, onde será apresentado para o ecossistema de inovação mundial na 40ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (Iasp): “Megatendências em ecossistemas de inovação”.

O 4º Distrito juntou-se à Iasp como membro e tornou-se um dos fundadores membros da Aliança de Distritos de Inovação, criada para trocar conhecimentos e gerar vínculos com locais semelhantes. Temos orgulho em dizer que, hoje, no 4º Distrito, o poder público e o setor privado andam juntos para oportunizar a mudança provocada pelas pessoas.

Ricardo Gomes, vice-prefeito de Porto Alegre

Artigo publicado na edição de 11 de setembro no jornal Zero Hora

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes