4º Distrito: projeto de requalificação da Avenida Farrapos é selecionado por agência internacional

11/06/2021 17:59
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Vice-prefeito liderou participação de Porto Alegre na concorrência internacional

O projeto Requalificação da Avenida Farrapos e Entorno foi selecionado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) para receber investimento de cerca de R$ 1,3 milhão. O anúncio foi feito nesta sexta-feira,  11, pelo vice-prefeito, Ricardo Gomes, em reunião com o prefeito Sebastião Melo, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE).

As melhorias devem ocorrer do Viaduto da Conceição até a rua Teodora, em um trecho de aproximadamente 5 quilômetros. A escolha do projeto executivo marca a primeira obra de revitalização urbanística do 4º Distrito. A participação na concorrência de aplicação de fundos europeus foi articulada pelo vice-prefeito e pelo diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann.

"A prefeitura irá trabalhar concretamente para transformar o 4º Distrito. Infraestrutura e desenvolvimento econômico e social deverão andar juntos”, afirma Melo.

De acordo com o vice-prefeito, o investimento é importante para a economia e valorização da região. “O 4º Distrito tem um potencial extraordinário para oferecer oportunidades aos porto-alegrenses, seja de emprego, moradia ou lazer. A requalificação de uma das principais vias, somada à ida da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) ao Instituto Caldeira, é mais um passo para revitalizar a região", comemora Gomes.

"A partir de agora, poderemos começar a desenvolver o projeto executivo que deve ser sustentável, com priorização de pedestres, qualidade para transporte público, qualificação da paisagem e, principalmente, humanização da via”, explica a diretora de Planejamento Urbano da Smamus, Patricia da Silva Tschoepke.

Detalhes técnicos do projeto e próximos passos da iniciativa serão analisados em nova reunião.

 

Manoela Tomasi

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes