Artigo: Solidariedade o ano inteiro

24/04/2023 09:02

Desde o começo da gestão em 2021, o Gabinete da Primeira-Dama compreende a necessidade de estender pelo ano inteiro as intervenções sociais nas comunidades, sem esperar por datas tradicionais. Uma forma de manter o olhar em quem mais precisa é o projeto Gabinete Itinerante, que toda semana visita as regiões mais carentes da nossa cidade.

Com a proximidade do inverno, é urgente a mobilização e a sensibilização da nossa sociedade. Além de roupas, sapatos e agasalhos, identificamos que nossos irmãos sofrem com a carência de alimentos. Muitas famílias de periferia encontram dificuldade no sustento autônomo devido às baixas temperaturas para sair às ruas. Os filhos pequenos adoecem com mais facilidade e as mães, avós e chefes de família sobrevivem como podem.

Temos consciência da importância das políticas públicas desenvolvidas pela rede de assistência social, e a campanha não tem como objetivo substituí-las. Nosso trabalho busca complementar as urgências nesse período.

Diante dessa realidade, vamos priorizar a arrecadação de agasalhos, alimentos não perecíveis, cobertores e produtos de higiene pessoal. É importante destacar que doação não é descarte. Quanto melhor for o estado das condições de uso, mais agilidade e qualidade teremos para as entregas à população mais vulnerável. A equipe do Gabinete da Primeira-Dama conta com apoio de parceiros para levar as doações àqueles que mais precisam.

Para melhor atender e distribuir as doações, montamos uma nova estratégia de logística. Os pontos de coleta serão reduzidos, mas não a vontade de amenizar a dor de quem mais sofre com o inverno rigoroso. A mudança economizará dinheiro público e otimizará recursos humanos.

Como nada se faz sozinho, a prefeitura conta com uma valiosa rede de parceiros. A campanha tem apoio oficial do Sesc Mesa Brasil no recolhimento dos produtos alimentícios, da Equipe de Ações Preventivas e Comunitárias da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Porto Alegre.

Nosso lema é praticar a solidariedade, independentemente da estação do ano. Confiamos no povo da nossa capital, que mais uma vez vai se unir e colaborar com a Campanha do Agasalho e do Alimento.

Valéria Leopoldino
Primeira-dama de Porto Alegre

Artigo publicado na edição de 24 de abril do jornal Zero Hora

 

Cristiano Vieira