Artigo: Mulheres: resiliência e determinação pela vida 

07/03/2024 09:00

À medida em que nos aproximamos de 8 de março, somos convidados a refletir sobre o Dia Internacional da Mulher. Esta data especial transcende o simples marcar de dias, pois carrega um significado histórico e emocional. É um momento para reverenciar e reconhecer as mulheres extraordinárias que, ao longo dos anos, têm rompido barreiras, inspirado mudanças e lutado incansavelmente por direitos iguais.

Como primeira-voluntária de Porto Alegre, tenho o privilégio de testemunhar diariamente a resiliência e a determinação das mulheres em diversas comunidades e áreas profissionais. Elas são inspiradoras. Enfrentam desafios com coragem, jamais perdendo a esperança e, mesmo diante das adversidades, encontram formas de impactar positivamente suas vidas e daqueles ao seu redor.

No Dia Internacional da Mulher, é fundamental compreender que a busca pela igualdade de gênero supera números e políticas. Trata-se de reconhecer o valor intrínseco de cada mulher, e assegurar que tenham acesso igualitário às oportunidades, independentemente de sua origem, posição social ou identidade.

É crucial direcionar uma atenção especial às mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social. São elas que frequentemente encaram obstáculos ainda mais desafiadores em sua jornada diária. Temos o dever, como sociedade, de estender-lhes a mão e oferecer apoio.

Neste dia, convido todos os leitores a reservarem um momento para celebrar e reconhecer o valor das mulheres que moldam o mundo em que vivemos. Sejam elas líderes inspiradoras, mães ou avós dedicadas, mulheres transexuais, travestis, profissionais incansáveis ou aquelas que lutam silenciosamente por um futuro melhor. Cada uma delas merece nosso respeito, apoio e admiração incondicional.

Que o Dia Internacional da Mulher não seja apenas uma ocasião de celebração, mas também um lembrete constante do trabalho que ainda precisa ser realizado para construirmos uma sociedade mais justa, inclusiva e acolhedora para todos.

Valéria Leopoldino
Primeira-dama de Porto Alegre

Artigo originalmente publicado na edição de 7 de março de 2024 do jornal Zero Hora.

Lissandra Mendonça